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dc.contributor.advisorAlves, Carlos André de Melo-
dc.contributor.authorSilva, Jessica Ferreira da-
dc.identifier.citationSILVA, Jessica Ferreira da. Análise da qualidade de portais de dados abertos governamentais de universidades federais e institutos federais brasileiros. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo foi analisar os níveis de qualidade dos portais de Dados Abertos Governamentais de universidades e institutos federais brasileiros. Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra de 55 instituições de educação superior - IES, sendo 33 universidades federais brasileiras e 22 institutos federais brasileiros, é não probabilística por acessibilidade aos portais de dados abertos governamentais das referidas IES. Trataram-se os dados empregando-se análise documental e análise de conteúdo dos documentos relativos aos portais de dados abertos das IES da amostra, considerando 18 itens que se distribuem em 3 subíndices (‘Funcional’, ‘Semântico’ e ‘Baseado em Conteúdo’) propostos no estudo de Sáez Martín, Rosario e Pérez (2015). Empregaram-se estatísticas descritivas e inferenciais nas análises dos dados, com uso dos Testes Q de Cohran e qui-quadrado. Após exame de 990 itens, os resultados evidenciaram 79,80% dos itens presentes na documentação referente aos portais. Os Subíndices ‘Semântico’, ‘Funcional’ e ‘Baseado em Conteúto’ apresentaram, respectivamente, percentuais de presença de itens a eles agrupados de 89,55%, 85,45% e 72,32%. Houve diferenças significativas entre os percentuais de presença dos itens agrupados por subíndice e entre os percentuais de presença dos itens associados a cada subíndice. Não houve, contudo, diferenças significativas nos percentuais de presenças dos itens segmentados por tipo de IES, nem houve diferenças nos percentuais de presença segundo a região em que está localizada a sede da IES. Espera-se que esta pesquisa auxilie a compreensão do tema por parte dos acadêmicos, dos gestores dos portais de dados abertos governamentais de IES e dos demais interessados nos níveis de qualidade dos portais de dados abertos governamentais das universidades e institutos federais brasileiros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDados abertospt_BR
dc.subject.keywordDados abertos governamentaispt_BR
dc.subject.keywordInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.titleAnálise da qualidade de portais de dados abertos governamentais de universidades federais e institutos federais brasileirospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T18:52:59Z-
dc.date.available2023-10-04T18:52:59Z-
dc.date.submitted2023-07-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36280-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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