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Título: O uso de elementos da gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : um mapeamento sistemático
Autor(es): Barros, Thiago Guimarães
Orientador(es): Fernandes, Jorge Henrique Cabral
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Gamificação
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 9-Out-2023
Referência: BARROS, Thiago Guimarães. O uso de elementos da gamificação no processo de avaliação da aprendizagem: um mapeamento sistemático. 2023. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Em vista da complexidade da avaliação da aprendizagem e das dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação a ela, o objetivo desta monografia é investigar a literatura re- cente e mapear estudos que utilizem a gamificação como parte, ou totalidade, do processo avaliativo em ambientes educacionais. Assim, a metodologia usada neste trabalho para compreender melhor o uso da gamificação na avaliação da aprendizagem é de caráter explo- ratório, por meio de um mapeamento sistemático de artigos entre os anos de 2018 a 2023, em idioma português. Como resultado, foi possível visualizar a maneira como são feitas as avaliações utilizando elementos gamificados, de acordo com os aspectos levantados. Os estudos analisados mostraram que podem haver benefícios em fazer a avaliação gamificada em ambientes educacionais, quando aplicada de forma adequada. Não foram encontrados artigos no período proposto que tratassem o estresse utilizando a gamificação. O presente trabalho abre a porta para estudos relacionados ao tema e, assim, o levantamento feito pode contribuir no processo de avaliação da aprendizagem dos próximos anos ao gerar reflexão para alternativas e assertividade de todo o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: In view of the complexity of learning assessment and the difficulties faced by students in relation to it, the objective of this monograph is to investigate the recent literature and map studies that use gamification as part, or totality, of the evaluation process in educational environments. Thus, the methodology used in this work to better understand the use of gamification in learning assessment is of an exploratory nature, through a systematic mapping of articles between the years 2018 to 2023, in Portuguese. As a result, it was possible to visualize the way evaluations are made using gamified elements, according to the aspects raised. The analyzed studies showed that there may be benefits in doing the gamified assessment in educational environments, when applied properly. No articles were found in the proposed period that dealt with stress using gamification. The present work opens the door to studies related to the theme and, thus, the survey carried out can contribute to the process of evaluating learning in the coming years by generating reflection on alternatives and assertiveness of the entire teaching-learning process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
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