Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36339
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AlannaEstefanneDaSilvaReis_tcc.pdf410,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Competências profissionais dos contadores exigidas pelo mercado de trabalho nacional e internacional : análise dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Reis, Alanna Estéfanne da Silva
Orientador(es): Guerra, Mariana
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Contadores - formação profissional
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 9-Out-2023
Referência: REIS, Alanna Estéfanne da Silva. Competências profissionais dos contadores exigidas pelo mercado de trabalho nacional e internacional: análise dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2023. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As competências e habilidades dos profissionais da área de contabilidade são de extrema relevância, visto que essa profissão está ligada ao tratamento de informações todos os tipos de empresas. O mercado de trabalho demanda, cada vez mais, profissionais capacitados e habilitados para prestar melhores serviços. Diante disso, o presente estudo objetivou avaliar se os cursos de graduação em Contabilidade da Universidade de Brasília (UnB) oferecem capacitação aderente às exigências do mercado de trabalho nacional e internacional para exercício da profissão contábil. Para isso, foram mapeadas quais competências o mercado de trabalho requer dos profissionais contábeis considerando as aptidões requisitadas em quatro entidades importantes da graduação e da profissão contábil: Conselho Nacional de Educação, Conselho Federal de Contabilidade, Organização das Nações Unidas e a Association of Chartered Certified Accountants. No mapeamento, realizou-se um checklist do conteúdo cobrado nas certificações e nas diretrizes dessas entidades, os quais foram, posteriormente, comparados com os conteúdos ofertados nas disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação em Contabilidade da Universidade de Brasília. A coleta de dados de tais disciplinas foi feita por meio das ementas disponibilizadas no site da instituição. Nos resultados encontrados, foi observado que a UnB atende cerca de 90% do conteúdo indicado pelas entidades e apresenta resultados superiores à média das Instituições de Ensino Superior no Exame de Suficiência brasileiro, certificação obrigatória que habilita o bacharel em Contabilidade a assinar demonstrativos e comprova a capacidade do profissional para atuar como contador. De forma geral, concluiu-se que a Universidade de Brasília atende aos requisitos solicitados e oferta as competências exigidas pelo mercado nacional e internacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.