Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Clésia Camilo | - |
dc.contributor.author | Lago, Valdeline Raniere Costa do | - |
dc.identifier.citation | LAGO, Valdeline Raniere Costa do. Educação financeira: a percepção de profissionais de educação. 2023. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A necessidade de compreender como a educação financeira é vista e utilizada pelos profissionais educação, é a justificativa e motivação para a investigação realizada nessa pesquisa. O artigo objetiva verificar a percepção dos profissionais da educação acerca da educação financeira, seus recursos e aplicabilidade no ambiente escolar. A metodologia consistiu na elaboração de um instrumento de pesquisa (questionário) que visava identificar o perfil dos respondentes, suas perspectivas e recursos utilizados na educação financeira. A aplicação ocorreu de forma online na plataforma Google Forms. O público-alvo desta pesquisa foi profissionais de educação de todo o Brasil, dividido em dois grupos, professores da educação infantil e do ensino fundamental I. A amostra final foi composta por 140 respondentes, sendo 111 profissionais da rede pública de ensino e 29 da rede privada, onde 103 respondentes atuam no ensino fundamental I e 37 na educação infantil. Os resultados mostram que, na percepção dos respondentes, a oferta da educação financeira nas escolas tem grande relevância na formação pessoal e profissional dos alunos. Entretanto, falta formação inicial para os profissionais e mesmo havendo obrigatoriedade da aplicabilidade, em documentos que norteiam a educação no país como a BNCC, ainda há um grande abismo entre o que está documentado e o que realmente se é praticado. Foi verificado que o grupo ressaltou a importância da educação financeira e também a baixa aplicabilidade de maneira oficial, por meio de disciplina e/ou projetos. Contudo, quando questionados sobre os recursos utilizados, apesar de afirmarem não haver disciplina e/ou projetos, parte considerável da amostra utiliza recursos próprios na aplicabilidade da educação financeira, o que pode estar ligado a impraticabilidade das políticas públicas e documentos norteadores do segmento. A contribuição do estudo está na possibilidade de detectar, na visão de respondentes de diferentes estados, natureza e segmento escolar, aspectos relevantes na aplicabilidade da educação financeira na visão do profissional de educação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.title | Educação financeira : a percepção de profissionais de educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T11:44:06Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T11:44:06Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36347 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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