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Título: O uso de gastos de campanha em mídias sociais e seus impactos
Autor(es): Sousa, Giovanna Rocha de
Orientador(es): Bugarin, Maurício Soares
Assunto: Campanha eleitoral
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Eleições
Data de apresentação: 29-Set-2022
Data de publicação: 17-Out-2023
Referência: SOUSA, Giovanna Rocha de. O uso de gastos de campanha em mídias sociais e seus impactos. 2022. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Utilizando dados do TSE, avaliou-se os diferentes impactos de diversos tipos de gastos de campanha ao longo da corrida eleitoral para o Poder Legislativo dos municípios paraenses de 2020. Essa análise foi feita com uma regressão de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) cujo modelo foi baseado no pressuposto de que a quantidade de votos é influenciada pela quantidade a mais de recursos que o candidato investe na campanha em relação ao seu adversário. Complementou-se com a avaliação das características pessoais dos candidatos e com o potencial impacto que fatores como raça, gênero e escolaridade têm na conquista de novos eleitores. Finalmente, o resultado da pesquisa indica que, no contexto das eleições municipais legislativas paraenses de 2020, o gasto de campanhas voltado às mídias sociais já tem a capacidade de retornar mais votos ao candidato quando em comparação às mídias tradicionais.
Abstract: Using data from the TSE, the different impacts of different types of campaign expenditures were evaluated throughout the 2020 electoral race for the Legislative Power of the municipalities of the Para state. It was based on the assumption that the number of votes is influenced by difference of the amount of resources that the candidate invests in the campaign in relation to his opponent. It was complemented with the assessment of the candidates' personal characteristics and with the potential impact that factors such as race, gender and education have on winning over new voters. Finally, the research result indicates that, in the context of the 2020 Pará municipal legislative elections, campaign spending focused on social media already can return more votes to the candidate when compared to traditional media.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2022.
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