Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36477
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AmandaDuarteLima_tcc.pdf695,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Violência contra a mulher no Brasil: estudo sobre a intensificação da violência doméstica durante a pandemia da Covid-19
Autor(es): Lima, Amanda Duarte de
Orientador(es): Monteiro, Simone Rocha da Rocha Pires
Assunto: Pandemia
Mulheres - violência
Violência contra as mulheres
Isolamento social
Data de apresentação: 17-Nov-2022
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: LIMA, Amanda Duarte de. Violência contra a mulher no Brasil: estudo sobre a intensificação da violência doméstica durante a pandemia da Covid-19. 2022. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo discutir sobre a intensificação da violência doméstica durante a pandemia do COVID-19. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados SCIELO, E CAPES, onde foi selecionado 43 estudos para contribuir com as discussões desse estudo. Como critérios de inclusão, decidiu-se por escolher materiais que contribuíssem significativamente com a presente pesquisa, com publicação entre 2012 e 2022, exclusivamente no capítulo 3, selecionou-se apenas estudos publicados durante a pandemia da COVID-19, 2019 a 2022, incluiu-se também apenas estudos disponíveis na íntegra e disposto em inglês ou português. Foi verificado que a violência contra mulheres intensificou consideravelmente durante a pandemia. A violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial foram ainda mais frequentes entre 2020 e 2021, quando decretado lockdown. Estudos mostraram que o convívio da mulher em tempo integral com o agressor, dificultou inclusive a denúncia, o que sugere que a violência vivida por mulheres tenha sido ainda maior do que os casos registrados. Apesar da confirmação da intensificação durante a pandemia, vale lembrar que a violência contra a mulher sempre ocorreu em números altos e que, o fato de ter intensificado na pandemia, reforça ainda mais a necessidade de investimento em programas de proteção às mulheres, a fim de promover a prevenção, combate e erradicação desses crimes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.