Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36550
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EduardaDeLimaAraujo_tcc.pdf16,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo do assoreamento do Lago Paranoá com método acústico
Autor(es): Araujo, Eduarda de Lima
Orientador(es): Ianniruberto, Marco
Assunto: Erosão
Sedimentos (Geologia)
Batimetria
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: ARAUJO, Eduarda de Lima. Estudo do assoreamento do Lago Paranoá com método acústico. 2022. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geofísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O processo erosivo de um recurso hídrico é a principal fonte dos materiais fornecidospara a origem do assoreamento, onde a baixa energia do fluxo hídrico faz com que osmateriais erodidos sejam depositados, diminuindo a distância entre as margens e/ou criandobolsões de sedimentos. As principais consequências do assoreamento são: redução dopotencial energético; redução da área navegável; enchentes; erosão; abrasão de estruturas;redução da velocidade do curso d’água em consequência do represamento e o crescimento deplantas aquáticas (GUERRA, 1995). Este trabalho final de curso apresenta resultados dapesquisa realizada no deságue do afluente Córrego Riacho Fundo em 2022, que conta comtrês diferentes efluentes: estação do tratamento de esgoto da CAESB (Companhia de Água eEsgotos de Brasília) e duas galerias pluviais, situado a sudeste da Bacia do Lago Paranoá,com o propósito de estudar o assoreamento através de estimativas da variação sedimentarutilizando métodos acústicos através dos equipamentos : Ecobatímetro Monofeixe e ADCPmodelo Sontek M9. Os objetivos planejados e encontrados neste trabalho foram: avaliar oacúmulo de sedimentos da área submersa, por meio de medições do método acústico; integrarmedições efetuadas com ecobatimetria tradicional e ADCP, instalado em barco autônomo,para cobertura das áreas mais rasas; medir a variação sedimentar do fundo da área submersaacumulada ao longo de cinco anos; comparar a aplicação batimétrica do Ecobatímetromonofeixe com a do ADCP modelo M9. Como resultado foi possível verificar que a área deestudo está se modificando com o aumento do assoreamento e do fluxo de sedimentos dosseus efluentes. A região de acúmulo de sedimentos do deságue do córrego Riacho Fundo estáse tornando mais acentuada e prolongada em comparação a dados do ano de 2017 coletados.A variação do assoreamento chegou a 2,8 m na comparação de 5 anos. O equipamento ADCPmodelo Sontek M9 se mostrou muito eficiente na coleta batimétrica em locais poucoacessíveis para um barco, tendo resultados coerentes em comparação ao ecobatímetromonofeixe, mostrando ser um equipamento cujo o seu potencial de uso pode ser expandido.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Curso de Graduação em Geofísica, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geofísica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.