Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36558
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuisGuilhermePereiraAraujo_tcc.pdf657,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão da qualidade hospitalar: um estudo de caso sobre os resultados da implementação da gestão da qualidade em um hospital no Distrito Federal
Autor(es): Araújo, Luis Guilherme Pereira
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Gestão da qualidade
Hospitais
Hospitais - administração
Data de apresentação: 13-Jul-2023
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: ARAÚJO, Luis Guilherme Pereira. Gestão da qualidade hospitalar: um estudo de caso sobre os resultados da implementação da gestão da qualidade em um hospital no Distrito Federal. 2023. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A qualidade se mostra necessária como ferramenta de melhoria nas organizações, e ainda mais necessária nas instituições hospitalares onde a busca pela excelência no atendimento e segurança do paciente são objetivos permanentes. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os resultados alcançados com a implementação da gestão da qualidade no hospital em Brasília-DF. Para isso, buscou-se mapear as implicações do selo de qualificação ONA na organização, colaborador e paciente. O referencial teórico tratou de assuntos referentes às ferramentas da qualidade, qualidade de serviços e o processo de acreditação hospitalar. Quanto ao método, a pesquisa foi de caráter exploratório e descritivo, abordagem qualitativa, e uso de entrevista com roteiro semi-estruturado. Foram entrevistados 6 (seis) colaboradores que participaram do processo de acreditação hospitalar. Os principais impactos encontrados na pesquisa foram no planejamento estratégico e nas ferramentas para atingir o objetivo específico. Além do impacto sobre o norteamento da instituição e consequentemente no entendimento geral do trabalho com o paciente. Foram verificados impactos no desempenho e fornecimento de dados; no aumento do nível do trabalho e da responsabilidade dos colaboradores; e por fim impactou-se a maturidade da organização e o engajamento da equipe. Portanto, a implementação da qualidade foi benéfica à organização e seus colaboradores e aos pacientes por meio de processos mais sólidos e pela qualificação no cuidado e atendimento ao público. As principais contribuições desta é o incentivo aos hospitais a buscarem a certificação com objetivo de ofertar o melhor ao seu paciente e não apenas vender uma boa imagem institucional. Além disso, a pesquisa busca orientar os gestores sobre o percurso da acreditação até a conquista do selo. Ademais, pesquisas como esta contribuem para a expansão dos estudos sobre a gestão hospitalar no ambiente acadêmico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.