Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36581
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_KeltonHolandaFontenele_tcc.pdf506,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos tipos de projetos financiados por Green Bonds emitidos por companhias do setor elétrico na Europa
Autor(es): Fontenele, Kelton Holanda
Orientador(es): Souza, Ludmila de Melo
Assunto: Green Bonds (Títulos)
Investimentos
Mudanças climáticas
Mercado de capitais
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: FONTENELE, Kelton Holanda. Análise dos tipos de projetos financiados por Green Bonds emitidos por companhias do setor elétrico na Europa. 2023. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A discussão da mudança climática e da necessidade de fontes de financiamento que possam contribuir para a mitigação e adaptação aos impactos do aquecimento global tem ganhado cada vez mais relevância no mercado de capitais. Dentro desse contexto, destaca-se a importância dos títulos verdes, conhecidos como Green Bonds, como uma alternativa de investimento para aqueles que buscam contribuir para a luta contra as mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que obtêm retorno financeiro. Os Green Bonds são títulos emitidos por empresas e governos, cujos recursos são destinados exclusivamente a projetos relacionados à sustentabilidade ambiental, como fontes de energia renováveis, eficiência energética, transporte limpo e conservação de florestas e recursos hídricos. O mercado global de títulos verdes emitiu US$ 517,4 bilhões em 2021 (CBI, 2022), um aumento de 60% em relação ao ano anterior, mostrando que existe uma demanda crescente por investimentos ambientalmente responsáveis. Apesar disso, ainda há escassez de pesquisas sobre o mercado de Green Bonds no setor elétrico no Brasil, um país com grande potencial para se desenvolver neste campo devido à sua rica biodiversidade e grande necessidade de infraestrutura verde. O objetivo deste trabalho é entender como se comporta um mercado mais maduro de Green Bonds, especificamente, os tipos de projetos que são financiados pelos Green Bonds das companhias do setor elétrico na Europa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.