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Título: Uso da contabilidade regulatória para cálculo de indenização na hipótese de extinção antecipada de contratos de concessão rodoviária : experiência das fórmulas de cálculo utilizadas nos contratos de concessão do bicentenário da Colômbia
Autor(es): Linder, Daniel Ricardo Lemos
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Contabilidade regulatória
Concessões
Data de apresentação: 8-Fev-2023
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: LINDER, Daniel Ricardo Lemos. Uso da contabilidade regulatória para cálculo de indenização na hipótese de extinção antecipada de contratos de concessão rodoviária : experiência das fórmulas de cálculo utilizadas nos contratos de concessão do bicentenário da Colômbia. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Programa de Concessões de Rodovias Federais – Procrofe foi criado na década de 1990 e, passados quase 30, ainda não conta com fórmulas adequadas para cálculo de indenização na hipótese de extinção antecipada de contratos. A relevância de tais mecanismos se evidenciou a partir de 2017, com a extinção antecipada de diversos contratos por caducidade ou mediante devolução amigável para fins de relicitação. No intuito de suprir tal lacuna, a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT estabeleceu metodologia que adota o valor histórico dos ativos como forma de mensurar a indenização por extinção antecipada, solução que sofreu críticas por parte do Tribunal de Contas da União – TCU por supostamente não atender ao interesse público. Considerando a experiência internacional no setor de concessões rodoviárias, o presente estudo apresenta, como alternativa à metodologia nacional, as fórmulas de cálculo adotadas no modelo padrão de contratações de concessões do bicentenário da Colômbia, país vizinho que conta com realidade socioeconômica similar à do Brasil, bem como programa de concessões contemporâneo. O modelo colombiano adotou critérios de contabilidade regulatória para editar metodologia cujo diferencial é a ponderação entre custos associados às atividades da outorga e suas fontes de financiamento. O estudo ainda traz breve comparação com o modelo brasileiro, evidenciando algumas semelhanças e várias diferenças encontradas. Com isso, é esperado que o Procrofe possa se beneficiar com a experiência colombiana, passando a identificar na contabilidade regulatória uma alternativa viável para cálculo de indenizações na hipótese de extinção antecipada de concessões rodoviárias.
Abstract: The Federal Highways Concessions Program – Procrofe was created in the 1990’s and after almost 30 years it still lacks adequate formulas to calculate compensation value in the hypothesis of early termination of contracts. The relevance of such mechanisms became evident from 2017 on due to early termination of several contracts by forfeiture or by amicable return to undertake a new tendering process. To fulfill this gap, the National Land Transportation Agency – ANTT established a methodology which adopts book value of assets as the way to ascertain compensation value in the hypothesis of early termination of contracts, resolution that was criticized by the Federal Court of Accounts – TCU because it allegedly did not serve the public interest. Considering the international experience in highways concessions, this paper presents, as an alternative to the national methodology, the calculation formulas adopted by the standard contracting model for the bicentennial of Colombia, neighboring country with similar socioeconomic features to Brazil, as well as a contemporary concessions program. The Colombian model adopted regulatory accounting criteria to establish a methodology which greatest particularity is the weighting between activities associated costs and their sources of financing. This essay also brings a brief comparison with the Brazilian model, highlighting some similarities and several differences found. Hence, it is expected that the Procrofe could benefit from the Colombian experience, starting to acknowledge regulatory accounting as a feasible alternative to calculate compensation value in the hypothesis of early termination of highway contracts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
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