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dc.contributor.advisorRodrigues, Jomar Miranda-
dc.contributor.authorSantos, Amanda Magalhães Gomes dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Amanda Magalhães Gomes dos. Educação financeira como influência para participação no mercado de capitais: um estudo com os discentes da Universidade de Brasília. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar o perfil e verificar o grau de influência que a educação financeira tem ao ingresso no mercado de capitais dos alunos da Universidade de Brasília (UnB). Para atingir objetivo foi realizada uma pesquisa a partir do questionário, onde 105 alunos responderam. Através disso pôde ser analisados pontos como perfil socioeconômico, percepção sobre educação financeira, percepção sobre investimentos e qual o perfil de investimentos. Os questionários foram adaptados da pesquisa de Amorim et al. (2018) e Queiroz, Pires e Mazzer (2021). Os resultados mostraram que 68,57% tem entre 21 a 25 anos de idade, além disso, foi evidenciado que os respondentes possuem um bom nível de conhecimento financeiro, pois o nível de acerto foi acima de 89,5%. 61,90% mostraram que a educação financeira influenciou na entrada ao mercado de capitais, evidenciando a importância de ter o conhecimento sobre a área para tomar decisões assertivas sobre como gerir seus recursos financeiros. As redes sociais estão atuando como grandes propagadores da educação financeira 30,48% alegaram que elas proporcionaram o conhecimento financeiro. Sobre os alunos que não investem 41,90% alegaram o fato de não ter conhecimento é um motivo para não ingressar no mercado. Outro fator importante evidenciou que 64,76% das mulheres não investem os seus recursos financeiros, ou seja, ainda é pequena a sua participação no mercado financeiro. Cerca de 53,33% dos respondentes alegaram que não investem e quando foram questionados onde colocariam seus dinheiros para investir 19,05% não responderam, acredita-se que pela falta de conhecimento sobre o assunto não há segurança para escolher um produto para se obter algum retorno financeiro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordFinanças pessoaispt_BR
dc.subject.keywordMercado de capitaispt_BR
dc.titleEducação financeira como influência para participação no mercado de capitais : um estudo com os discentes da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-20T12:50:44Z-
dc.date.available2023-10-20T12:50:44Z-
dc.date.submitted2022-09-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36587-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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