Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36610
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaBeatrizRamosLima_tcc.pdf987,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A intervenção da terapia ocupacional com adolescentes paraesportistas
Autor(es): Lima, Ana Beatriz Ramos
Orientador(es): Alves, Ana Cristina de Jesus
Assunto: Tecnologia assistiva
Esportes para pessoas com deficiência
Paraesporte
Adolescentes - esportes
Data de apresentação: 14-Abr-2022
Data de publicação: 23-Out-2023
Referência: LIMA, Ana Beatriz Ramos. A intervenção da terapia ocupacional com adolescentes paraesportistas. 2022. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: No contexto da adolescência o esporte é um importante formador de personalidade, melhora qualidade de vida, aumenta as capacidades e condicionamento físico e inclusão social. Algumas modalidades paraesportivas permitem o uso de TA, que tem importância de auxiliar no aumento de desempenho, segurança e conforto dos paratletas. Objetivo: Apresentar o processo de avaliação, intervenção e acompanhamento da TO na área de Tecnologia Assistiva no paraesporte juvenil. Métodos: Estudo de caso, com 2 paratletas adolescentes do tênis em cadeira de rodas, categoria profissional, do Centro de Treinamento referência no paraesporte na capital do Brasil, que necessitavam de Tecnologia Assistiva. Resultados: Foram coletados dados como nível socioeconômico, demandas, satisfação e expectativa. A partir dos resultados foi possível averiguar a satisfação do paratleta com o dispositivo (De zero a cinco, ambos pontuaram 4,5) e o serviço prestado (De zero a cinco, PI pontuou 4,75 e P2 pontuou 1,75), as expectativas do usuário em relação à TA (Majoritariamente, de zero a cinco, pontuaram 5 pontos) e registrar aspectos do ambiente, do indivíduo e da TA observados. Discussão: O Estudo de Caso permite direcionar o foco para as questões relevantes de uma problemática e trazer uma percepção clara da realidade a ser mostrada. Foi possível ainda destacar a importância do uso do referencial teórico ATDPA Br para o acompanhamento e avaliação minuciosos antes da prescrição de TA. Conclusão: O estudo foi importante para os méritos de ampliação dos conhecimentos sobre o uso da TA no paraesporte e a intervenção dos profissionais de TO nessa área de atuação, além de fomentar pesquisas que abordem o paraesporte como ocupação e incentivar o estudo e criação de métodos avaliativos para mensuração de desempenho esportivo no paraesporte.
Abstract: Introduction: In the context of adolescence, sport is an important shaper of personality, improves quality of life, enhances skills and physical conditioning, and social inclusion. Some para-sports modalities allow the use of AT, which is important to help increase the performance, safety and comfort of athletes. Objective: To present the process of assessment, intervention and follow-up of AT in the Assistive Technology area in youth para-sports. Methods: Case study, with 2 adolescent wheelchair tennis players, professional category, from the reference Para-sports Training Center in the capital of Brazil, who needed Assistive Technology. Results: Data such as socioeconomic level, demands, satisfaction and expectations were collected. From the results it was possible to ascertain the paratleta's satisfaction with the device (From zero to five, both scored 4.5) and the service provided (From zero to five, PI scored 4.75 and P2 scored 1.75), the user's expectations regarding AT (mostly, from zero to five, scored 5 points) and to register aspects of the environment, the individual and the AT observed. Discussion: The Case Study allows directing the focus to the relevant issues of a problem and brings a clear perception of the reality to be shown. It was also possible to highlight the importance of using the theoretical reference ATDPA Br for the thorough monitoring and evaluation before prescribing AT. Conclusion: The study was important for the merits of expanding the knowledge about the use of AT in para-sports and the intervention of AT professionals in this area, in addition to encouraging research that addresses para-sports as an occupation and to encourage the study and creation of evaluative methods for measuring sports performance in para-sports.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.