Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36625
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielAntonioNovaesGalhano_tcc.pdf779,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Agrupamento hierárquico para índices de análise
Autor(es): Galhano, Gabriel Antônio Novaes
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Indicadores de liquidez
Empresas - rentabilidade
Data de apresentação: 16-Ago-2022
Data de publicação: 24-Out-2023
Referência: GALHANO, Gabriel Antônio Novaes. Agrupamento hierárquico para índices de análise. 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo do presente artigo foi de verificar a similaridade e dissimilaridade entre índices de análise das empresas listadas na B3, do consolidado de dezembro de 2020, através do uso de softwares que utilizam ferramentas estatísticas para fazer demonstrações visuais, e propor uma nova classificação a fim de simplificar o uso de índices para o entendimento da situação financeira das empresas. Buscou-se verificar se os índices utilizados em livros de análise de balanço de diversos autores possuem classificação similar e então comparar com os agrupamentos encontrados na ferramenta Hierarchical Clustering utilizada através do software Orange Data Mining, e então classificar os índices encontrados na B3 em cinco grandes grupos de indicadores semelhantes e um grande grupo envolvendo a imagem encontrada. A pesquisa se limitou em usar índices de classificações específicas da Economática. Foi encontrado que alguns indicadores classificados na literatura, principalmente os de liquidez e rentabilidade, são similares e formam agrupamentos próximos com outros índices que também indicam valores de retorno de investimento de empresa. Alguns índices de endividamento que não são definidos por autores fizeram parte do grande grupo e dos 5 grandes grupos propostos. Os resultados implicam que alguns dos índices encontrados e classificados em livros de análise de balanço são similares aos utilizados como objeto de pesquisa na ferramenta, e ao mesmo tempo, os índices usados são limitados, assim como o intervalo de tempo é curto e não podem gerar um resultado satisfatório para o objetivo da pesquisa. Na prática a pesquisa pode simplificar a análise da situação financeira das empresas listadas através de usar menos índices para se compreender o escopo geral e comparar com outras empresas de um mesmo segmento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.