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Título: Adesão aos bancos digitais entre os alunos da Universidade de Brasília
Autor(es): Resende, Isabella Brito
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Bancos digitais
Contas bancárias
Data de apresentação: 26-Set-2022
Data de publicação: 25-Out-2023
Referência: RESENDE, Isabella Brito. Adesão aos bancos digitais entre os alunos da Universidade de Brasília. 2022. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O avanço da tecnologia tem impactado diversos setores, com o setor financeiro não seria diferente. Na última década, a ascensão das startups financeiras, as fintechs, tem ocorrido de maneira acelerada, trazendo facilidade ao ofertar serviços de maneira on-line para os usuários. Essa ascensão possibilitou a criação dos Bancos Digitais, bancos que ofertam seus produtos e serviços apenas de forma digital, sem a necessidade de possuir agências físicas. Nesse sentido, a presente pesquisa busca analisar a adesão dos alunos da Universidade de Brasília - UnB aos Bancos Digitais, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para tanto, foi aplicado um questionário a 103 estudantes da UnB, identificando-se que as instituições financeiras digitais são preferência entre os respondentes. No entanto, a maioria não opta apenas por esse tipo de conta. Apesar de 80% doa alunos utilizarem mais suas contas digitais, 85 alunos possuem contas também em bancos tradicionais. Os poucos que ainda não utilizam esse modelo bancário justificam a permanência exclusiva em bancos tradicionais pelo grau de satisfação com o tipo de banco escolhido, a falta de agências físicas e relacionamento com gerente em Bancos Digitais.
Abstract: The advancement of technology has impacted several sectors, with the financial sector it would be no different. In the last decade, the rise of financial startups, fintechs, has occurred in an accelerated way, bringing ease to offering services online to users. This rise made possible the creation of Digital Banks, banks that offer their products and services only digitally, without the need to have physical branches. In this sense, this research seeks to analyze the acceptence of students from the University of Brasilia - UnB to Digital Banks, through a qualitative and quantitative approach. To this end, a questionnaire was applied to 103 UnB students, identifying that digital financial institutions are a preference among respondents. However, most do not only opt for this type of account. Although 80% of students use their digital accounts more, 85 students also have accounts in traditional banks. The few who do not yet use this banking model justify the exclusive stay in traditional banks by the degree of satisfaction with the type of bank chosen, the lack of physical branches and relationship with a manager in Digital Banks.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
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