Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36697
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RebecaAndradeAlvesDaSilva_tcc.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O K-pop e o ativismo no Brasil : análise do BTS e seu fandom B-ARMY
Autor(es): Silva, Rebeca Andrade Alves da
Orientador(es): Von Bülow, Marisa
Assunto: Ativismo
Movimentos culturais
K-pop (Música)
Música - análise, apreciação
Data de apresentação: 24-Fev-2023
Data de publicação: 30-Out-2023
Referência: SILVA, Rebeca Andrade Alves da. O K-pop e o ativismo no Brasil: análise do BTS e seu fandom B-ARMY. 2023. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A música é e sempre foi usada como um meio de expressar opiniões e sentimentos referentes a inúmeros assuntos, sendo assim também um meio de ativismo. Considerando o BTS como um fenômeno que tem expandido o K-pop globalmente, de maneira a impactar diversas áreas da sociedade, essa monografia tem como objetivo geral analisar o vínculo entre a música e a política no ativismo realizado por meio de seus fãs, os B-ARMYS. Dessa forma, a presente monografia tem como pergunta de pesquisa: Qual é e como se estabeleceu o engajamento dos fãs do grupo BTS em causas políticas e sociais no Brasil?
Abstract: Music is and has always been used as a means of expressing opinions and feelings regarding numerous issues, thus also being a means of activism. Considering BTS as a phenomenon that has expanded K-pop globally, in a way that impacts several areas of society, this undergraduate thesis has the general objective of analyzing the link between music and politics in the activism carried out through their fans, the B-ARMYS. Thus, this undergraduate thesis has as a research question: What is and how was the engagement of BTS fans in political and social causes in Brazil established?
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.