Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36755
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SabrinaCarvalhoCarrilho_tcc.pdf409,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil das teses de Ciências Contábeis do Brasil (1962 – 2021) : uma análise de conteúdo a partir de três enfoques
Autor(es): Carrilho, Sabrina Carvalho
Orientador(es): Matos, Eduardo Bona Safe de
Assunto: Ciências Contábeis - produção científica
Produção científica
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 10-Nov-2023
Referência: CARRILHO, Sabrina Carvalho. Perfil das teses de Ciências Contábeis do Brasil (1962 – 2021): uma análise de conteúdo a partir de três enfoques. 2022. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Sendo a produção e a difusão de teses, dissertações e outros documentos acadêmicos a principal forma de promover o conhecimento dentro de um domínio (Oliveira, 2002), as ciências contábeis têm evoluído de forma acelerada nos últimos anos devido, justamente, à expansão da literatura na área (Martins, 2007). Assim, é relevante compreender o cenário de pesquisa contábil, crucial ao desenvolvimento da contabilidade como um todo. Portanto, este estudo objetiva compreender a construção e a consolidação das áreas de conhecimento de contabilidade no Brasil por meio da análise da produção científica das teses defendidas nos programas de doutorado em ciências contábeis. Esta pesquisa justifica-se pela publicação das teses pelos próprios programas, possibilitando o entendimento dos assuntos de maior interesse e das características destes documentos. Para isto, optou-se pela metodologia qualitativa, a aplicação de análise de conteúdo às 678 teses defendidas entre o período de 1962 a 2021 em quinze diferentes Programas de Pós-Graduação do Brasil. Isto tomando como base três critérios de classificação temática distintos, sendo eles: critério do Congresso UnB de Contabilidade e Governança, critério de Oliveira (2002) e critério do Annual Congress da EAA. Observou-se que a aplicação destes modelos por meio das técnicas da análise de conteúdo ao mesmo material resulta em diferentes números de teses defendidas dentro do domínio de cada área temática. Ainda assim, a predominância da Contabilidade Gerencial, da Contabilidade Financeira e das Finanças sobre as demais áreas temáticas é comum a todas as formas de classificação, bem como a disseminação das áreas temáticas previamente inexistentes durante as últimas décadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.