Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36756
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SavyoCostaValleFirmino_tcc.pdf583,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise comparativa de características : Microempreendedor Individual (MEI) - Brasil X Auto-entrepreneur (AE) - França
Autor(es): Firmino, Sávyo Costa Valle
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Empreendedorismo
Tributação
Micro e pequenas empresas
Data de apresentação: 26-Set-2022
Data de publicação: 10-Nov-2023
Referência: FIRMINO, Sávyo Costa Valle. Uma análise comparativa de características: Microempreendedor Individual (MEI) - Brasil X Auto-entrepreneur (AE) - França. 2022. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo caracterizar e comparar os modelos de atividade empresarial individual entre Brasil e França, de forma a contemplar as particularidades em relação a legislação vigente e normas financeiras de cada país. No Brasil, a Lei Complementar 128/2008 criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI) e alterou o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Desde então, a forma com a qual o empreendedorismo é exercido no páis mudou consideravelmente. As tributação simplificada, a contribuição fixada e a desburocratização dos elementos administrativos atraiu a atenção dos brasileiros. Segundo o SEBRAE, o MEI em julho de 2022 possuia mais de 14 milhões de adeptos. Por outro lado, na França, os motivos para criação de um modelo de empreendedorismo individual foi outro. O contexto era de desaceleração econômica em 2008, fator que pressionou o governo para também alterar a legislação e constituir um formato simplificado do ponto de vista tributário, administrativo e contábil. Para tanto, foi idealizada a Loi n° 2008-776 du 4 août 2008 de modernisation de l’économie, cujo conteúdo visava implementar o modelo Auto-entrepreneur. Os resultados da pesquisa exploratória evidenciam as vantagens e desvantagens do MEI (Brasil) em relação ao Auto-entrepreneur.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.