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Título: Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego
Autor(es): Giacomelli, José Felipe Vieira Lima
Orientador(es): Jorge, Thaís de Mendonça
Assunto: Jornalismo eletrônico
Redes sociais on-line
Jornalismo - critérios de noticiabilidade
Data de apresentação: 2-Dez-2011
Data de publicação: 5-Jun-2012
Referência: GIACOMELLI, José Felipe Vieira Lima. Made in Twitter: como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego. 2011. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar notícias veiculadas na internet, criadas a partir de tuítes – mensagens enviadas na mídia social Twitter – de pessoas famosas. A análise abrange a página Ego (http://ego.globo.com), especialista em cobrir a vida de celebridades e vinculada ao portal das Organizações Globo (www.globo.com). Para isso, durante uma semana, as notícias publicadas pelo site analisado foram coletadas. As matérias que utilizaram o Twitter como fonte de apuração foram analisadas com base na teoria dos valores-notícia, para que fosse possível chegar a uma resposta de por quais motivos certos tuítes se tornam material noticioso. Ao final da análise, concluímos que o Ego realmente utiliza o Twitter como fonte de apuração, mas tendo uma preocupação com o uso das técnicas de jornalismo, bem como variação temática do conteúdo publicado. Além disso, esse trabalho espera contribuir com os estudos de webjornalismo e de jornalismo de celebridade, assim como estabelecer relações entre a prática jornalística e o uso das mídias sociais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to analyze news on Internet, created from tweets – messages sent on Twitter social media – about famous people. The analysis covers Ego website (http://ego.globo.com), which covers the celebrity lives and is part of Organizações Globo‟s portal (www.globo.com). To do this, for a week, the news published by the analyzed website were collected. The articles which used Twitter as a journalism source was analyzed based on theory of news values, to reach an answer about why some tweets become news. After analysis, we concluded that Ego does use Twitter as a source, but there‟s a concern about the use of the techniques of journalism, as well as thematic variation of the published content. Also, this study intends to contribute with internet studies and celebrity news studies, as well as relations between journalistic practice and the use of social media.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Comunicação Social - Jornalismo, 2011.
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