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dc.contributor.advisorMachado, Maria Salete Kern-
dc.contributor.authorPenha, Talita Lima-
dc.identifier.citationPENHA, Talita Lima. Reggae, identidade cultural e atratividade turística de São Luís do Maranhão. 2003. 77 f. Monografia (Especialização em Docência e Pesquisa em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003.pt_BR
dc.description.abstractConhecida como a cidade de muitas faces, São Luís é atualmente a cidade com a maior diversidade cultural do nordeste, expressando as inúmeras manifestações culturais no calendário anual das festas tradicionais. A cidade dorme ao som dos tambores de minas, tambores de criola, tambores de zabumba, matracas e pandeirões, tocados e dançados pelas mães e pais-de-santo, por crianças, jovens e adultos, que trazem e cultivam as raízes africanas. A juventude negra desperta a negritude ao som e aos embalos do reggae que vem da Jamaica e chega à cidade, como mais uma forma da cultural local, mobilizando as pessoas contra a opressão e o racismo existentes devido à história de escravidão e preconceitos, advindos da colonização européia do Brasil. O reggae é valorizado, principalmente, pelos moradores das periferias, que vêem no ritmo uma alternativa de lazer. Hoje, a classe alta já aceita e busca os salões de reggae. Com o reconhecimento das outras classes sociais, o reggae já pode ser visto como um produto típico local capaz de contribuir para o desenvolvimento tanto socioeconômico quanto turístico de São Luís, contribuindo na valorização das manifestações afro-brasileiras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordReggaept_BR
dc.subject.keywordCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordMaranhão (MA)pt_BR
dc.subject.keywordManifestação culturalpt_BR
dc.titleReggae, identidade cultural e atratividade turística de São Luís do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeReggae, cultural identity and turistic attractive from Sao Luis of the Maranhaopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.date.accessioned2009-07-09T18:53:24Z-
dc.date.available2009-07-09T18:53:24Z-
dc.date.issued2009-07-09T18:53:24Z-
dc.date.submitted2003-12-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/367-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1São Luís, is a city also ‘knew’ as a multiple face city, and is nowadays the one with the biggest cultural diversity in the whole northeast region of the country, expressing the uncountable cultural manifestations in the annual calendar of traditional parties.The city sleeps with the music of tambores de minas, tambores de criola, tambores de zazumba, matracas and panderões, played and danced by the mães and pais-desanto , children , adolescents and adults, which bring and keep their African roots of life. The black youth brings up the black aspects to the music and to the rhythms of the reggae that comes from Jamaica, and arrives at the city as one more local cultural manifestation, gathering the people against the oppression and the racism that exists in the city, due to its slavery and prejudices history brought by the European settling in Brazil. Mainly the people who live in the poor areas and that find in the music an option for leisure value reggae. Today, the higher social and economical classes are already accepting the music and are going to reggae clubs. With this changes, the reggae is considered now a typical local ‘product’ able to contribute to the social, economical and tourist developments of the city of São Luís, and, consequently, to contribute to the Afro- Brazilian manifestations.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.367-
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