Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36800
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AdrianaMartinsDornelas_tcc.pdf836,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Burocracia moderna x cidadania : uma análise dos efeitos da inovação institucional na qualidade da democracia
Autor(es): Dornelas, Adriana Martins
Orientador(es): Oliveira, Michelle Vieira Fernandez de
Assunto: Burocracia
Lei de Acesso à Informação
Participação social
Democracia
Data de apresentação: 27-Jul-2023
Data de publicação: 21-Nov-2023
Referência: DORNELAS, Adriana Martins. Burocracia moderna x cidadania: uma análise dos efeitos da inovação institucional na qualidade da democracia. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a modernização da burocracia pública influencia na qualidade democrática através da Lei de Acesso a Informação e o portal eCidadania. A burocracia moderna é caracterizada por uma estrutura organizacional racional, com regras e procedimentos claros, enquanto a participação social envolve a inclusão dos cidadãos nas decisões políticas e no processo de formulação de políticas públicas. O estudo investiga como a conexão das inovações na burocracia moderna com a participação social impactam na qualidade da democracia, considerando fatores como transparência, accountability, cidadania, efetividade e responsividade do governo às demandas da sociedade. A análise se baseia em revisão bibliográfica que examina os efeitos da modernização no aparato burocrático. Visando alcançar os resultados possíveis de como a burocracia moderna pode contribuir para a qualidade da democracia ao garantir a implementação eficiente e imparcial de mais transparência governamental e maior aproximação do cidadão com o parlamento como forma de melhorar o cenário democrático.
Abstract: This work aims to analyze how the modernization of public bureaucracy influences democratic quality through the Access to Information Law and the e-Cidadania (eCitizenship) portal. The modern bureaucracy is characterized by a rational organizational structure, with rules and procedures, while social participation involves the inclusion of citizens in political decisions and the policy-making process. The study investigates how the connection of innovations in modern bureaucracy with social participation impacts the quality of democracy, considering factors such as transparency, accountability, citizenship, effectiveness, and government responsiveness to society's demands. The analysis is based on a literature review that examine the effects of modernization on the bureaucratic apparatus. The objective is to reach the possible results on how modern bureaucracy can contribute to the quality of democracy by ensuring the efficient and impartial implementation of more government transparency and greater citizen engagement with parliament as a way to improve the democratic scenario.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.