Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36823
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BrennoElisiarioSouza_tcc.pdf394,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análises de desempenho do PRONAF uma revisão sobre as avaliações
Autor(es): Souza, Brenno Elisiário
Orientador(es): Rodrigues, Frederico Bertholini Santos
Assunto: Agricultura familiar
Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF)
Crédito rural
Desenvolvimento sustentável
Políticas públicas
Políticas públicas - sustentabilidade
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 22-Nov-2023
Referência: SOUZA, Brenno Elisiário. Análises de desempenho do PRONAF uma revisão sobre as avaliações. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é uma importante política do Governo Federal com a finalidade de oferecer financiamento do sistema de produção para a melhor inserção dos agricultores familiares no mercado. Este estudo tem como objetivo analisar as avaliações de desempenho do Pronaf na modalidade crédito de custeio e investimento, bem como explicitar o histórico de desenvolvimento da política de crédito rural. Os objetivos do programa não podem ser avaliados em termos de métodos quantitativos específicos que traduzam efetivamente a evolução proposta. A pesquisa revisada segue o caminho de quantificar estatísticas específicas sobre a extensão da influência do Pronaf sobre seus beneficiários e a localização dos recursos no Brasil.
Abstract: The National Program for Strengthening Family Agriculture (Pronaf) is an important policy of the Federal Government with the purpose of offering financing for the production system to better insert family farmers into the market. This study aims to analyze Pronaf's performance assessments in the funding and investment credit modality, as well as explain the history of development of rural credit policy. The program's objectives cannot be assessed in terms of specific quantitative methods that effectively translate the proposed evolution. The revised research follows the path of quantifying specific statistics on the extent of Pronaf's influence on its beneficiaries and the location of resources in Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.