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Título: Implementação da base nacional comum curricular da computação no projeto territórios escolares inteligentes e abertos : análise da aplicação na educação básica
Autor(es): Crispim, Gabriel Vitor dos Santos
Orientador(es): Fernandes, Jorge Henrique Cabral
Assunto: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Interdisciplinaridade
Computação - instrução e estudo
Data de apresentação: 10-Fev-2023
Data de publicação: 27-Nov-2023
Referência: CRISPIM, Gabriel Vitor dos Santos. Implementação da base nacional comum curricular da computação no projeto territórios escolares inteligentes e abertos: análise da aplicação na educação básica. 2023. xvi, 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As transformações ocasionadas pelas tecnologias nas diversas áreas e serviços da sociedade, resultaram no Brasil a formação de uma Base Nacional Comum Curricular específica para o ensino de computação. Os conceitos computacionais, quando abordado de forma descontextualizada contribuem para a desmotivação dos estudantes, tornando a interdisciplinaridade um fator crucial para a assimilação dos conhecimentos computacionais. Neste trabalho, analisaremos a aplicação dos componentes da BNCC da Computação junto às atividades do projeto interdisciplinar Territórios Escolares Inteligentes (TEIA) e Abertos, em uma escola de Ensino Fundamental localizada no Gama (Distrito Federal). Com esse propósito, foi aplicada a oficina ‘Leitura das Territorialidades no Open Street Map’ que visa capacitar os estudantes no uso das geotecnologias baseadas em bancos de dados abertos .A oficina possibilitou o uso de computadores e o acesso à ferramentas digitais, permitindo aos alunos aprenderem de forma prática. Além disso, foi usada a estratégia de ensino de utilização de recurso visual para apresentar e exemplificar os conteúdos de forma contextualizada; como também o uso de práticas educativas e situações para motivar e engajar os alunos. Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram facilidade na compreensão das abordagens computacionais quando contextualizadas com os conhecimentos prévios dos alunos. Foi identificado que em certas competências tivemos a oportunidade de trabalhar de forma mais intensa que outras e que é possível alcançar as competências e habilidades propostas pela BNCC da Computação no projeto TEIA.
Abstract: The transformations brought about by technologies in the different areas and services ofsociety, resulted in Brazil in the formation of a specific National Common Curricular Basefor teaching computing. Computational concepts, when approached in a decontextualized way, contribute to the demotivation of students, making interdisciplinarity a crucialfactor for the assimilation of computational knowledge. In this work, we will analyzethe application of the components of the Computing BNCC together with the activitiesof the interdisciplinary project Intelligent School Territories (TEIA) and Abertos, in anelementary school located in Gama (Federal District). For this purpose, the workshop‘Reading Territorialities on OpenStreetMap’ was applied, which aims to train studentsin the use of geotechnologies based on open databases. The workshop allowed the use ofcomputers and access to digital tools, allowing students to learn in a practical way. Inaddition, the teaching strategy of using a visual resource was used to present and exemplify the contents in a contextualized way; as well as the use of educational practices andsituations to motivate and engage students. The results showed that the students showedease in understanding the computational approaches when contextualized with the students’ prior knowledge. It was identified that in certain skills we had the opportunity towork more intensely than others and that it is possible to achieve the skills and abilitiesproposed by the Computing BNCC in the TEIA project.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
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