Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36935
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FabioHenriqueZozimoDaCosta_tcc.pdf746,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Saulo Machado Mello de-
dc.contributor.authorCosta, Fábio Henrique Zózimo da-
dc.identifier.citationCOSTA, Fábio Henrique Zózimo da. Tutoria especial para estudantes surdos e surdocegos: uma possível reflexão. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo traz uma possível reflexão sobre a tutoria especial dos estudantes surdos e surdocegos, principalmente no que tange o empenho para a adequação dos materiais didáticos utilizados. Para a realização desse estudo, abordaremos aspectos da educação inclusiva, como também será explicitada a realidade da comunidade surda e a sua gama de representações sociais, históricas, culturais, linguísticas, políticas. A tutoria especial promove o acompanhamento dos(as) alunos(as) surdos(as) e surdocegos(as) nas atividades de graduação. É um grande desafio aos professores, para tanto, deve-se levar em consideração uma série de aspectos que interferem no aprendizado e na compreensão dos textos presentes no cotidiano da universidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.keywordSurdocegueirapt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordCegos - educaçãopt_BR
dc.titleTutoria especial para estudantes surdos e surdocegos : uma possível reflexãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T11:13:58Z-
dc.date.available2023-12-01T11:13:58Z-
dc.date.submitted2023-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36935-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study brings a possible reflection on the special tutoring of deaf and deafblind students, especially with regard to the commitment to the adequacy of adequate teaching materials. Of the deaf community and its range of social representations, whether historical, cultural, linguistic or political. Special tutoring promotes the accompaniment of deaf and deafblind students in acvies, both at undergraduate and graduate levels. And for that, a series of aspects that interfere in the learning and understanding of texts in the daily life of the university must be taken into account.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.