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2023_AnaElizaSantos_NathaliaLopes_PatriciaRodrigues_tcc.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPasquetti, Luis Antonio-
dc.contributor.authorSantos, Ana Eliza Silva dos-
dc.contributor.authorLopes, Nathália Raíssa Pacheco de O.-
dc.contributor.authorRodrigues, Patricia Coêlho-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Eliza Silva dos; LOPES, Nathália Raíssa Pacheco de O.; RODRIGUES, Patricia Coêlho. Campo e cidade: desafios da urbanização para construção da identidade de uma escola do campo: a resistência da Escola Classe Guariroba. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a pesquisa com os profissionais atuantes na Escola Classe Guariroba e as famílias atendidas por essa instituição. A Escola está situada na Região Administrativa de Samambaia, afastada da urbanização, por atender crianças de diferentes localidades envolvendo áreas mais urbanas da periferia, como as quadras residenciais 600, 800 e 1000 em Samambaia e outras que já foram caracterizadas como campo por corresponderem a um setor de Chácaras, no entanto, cada vez mais estão configuradas pela criação de condomínios, além da comunidade residente em um vilarejo funcional presente na região. Essa realidade atravessa a escola categorizada como a única Escola do Campo de Samambaia e que atende essas realidades diversas. Buscando contribuir para o fortalecimento da identidade da Escola Classe Guariroba como Escola do Campo, nosso trabalho propõe conhecer mais a fundo a comunidade educativa desta escola, tanto os profissionais que nela atuam, quanto as famílias atendidas. Por meio da análise dos questionários enviados às famílias, de formulário online respondido pelos professores e uma entrevista com o professor mais antigo na instituição, a partir das vozes de membros das famílias atendidas e dos professores e professoras que atuam no pedagógico da escola foi possível em alguns momentos confirmar características da comunidade e em outros refletir e rever discursos cristalizados no ambiente escolar. O trabalho também utilizou como ferramenta o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, a observação do contexto em que a instituição está inserida, pois essa produção foi elaborada por 3 profissionais que conhecem bem essa realidade, 1 que atuou na escola e outras duas profissionais da escola que compõe a equipe gestora atualmente. O estudo teve como fonte de consulta para a fundamentação teórica, o dicionário da Educação do Campo, de Caldart et al. (2012); e as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo, de 2019, dentre outras obras especificadas nas referências bibliográficas. Assim essa produção foi construída com a pretensão de ser um material de apoio especialmente aos profissionais da Escola Classe Guariroba, tendo em vista que apresenta informações importantes sobre a constituição e realidade vivida por essa comunidade, vindo agregar na composição do Inventário Social, Histórico Cultural e Ambiental da escola e consequentemente contribuir para o estabelecimento de uma prática pedagógica efetiva da Educação do Campo, que seja significativa, contextualizada que esteja em consonância com a realidade e as necessidades da comunidade educativa e para o fortalecimento da identidade da EC Guariroba como Escola do Campo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ruralpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEscola ruralpt_BR
dc.titleCampo e cidade : desafios da urbanização para construção da identidade de uma escola do campo : a resistência da Escola Classe Guarirobapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T14:58:58Z-
dc.date.available2023-12-01T14:58:58Z-
dc.date.submitted2023-07-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36954-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work addresses the research with professionals working at Escola Classe Guariroba and the families assisted by this institution. The School is located in the Administrative Region of Samambaia, away from urbanization, as it serves children from different locations involving more urban areas on the outskirts, such as residential blocks 600, 800 and 1000 in Samambaia and others that have already been characterized as countryside because they correspond to a Farms sector, however, are increasingly shaped by the creation of condominiums, in addition to the resident community in a functional village present in the region. This reality crosses the school categorized as the only Escola do Campo de Samambaia and that attends to these diverse realities. Seeking to contribute to the strengthening of the identity of Escola Classe Guariroba as Escola do Campo, our work proposes to know more deeply the educational community of this school, both the professionals who work there and the families served. Through the analysis of the questionnaires sent to the families, an online form answered by the teachers and an interview with the oldest teacher in the institution, based on the voices of members of the families assisted and the teachers who work in the school's pedagogy, it was possible to some moments confirm characteristics of the community and in others reflect and review discourses crystallized in the school environment. The work also used as a tool the Political Pedagogical Project (PPP) of the school, the observation of the context in which the institution is inserted, since this production was elaborated by 3 professionals who know this reality well, 1 who worked in the school and two other professionals of the school that currently makes up the management team. The study had as a source of consultation for the theoretical foundation, the dictionary of Rural Education, by Caldart et al. (2012); and the Pedagogical Guidelines for Basic Education in the Countryside, of 2019, among other works specified in the bibliographical references. Thus, this production was built with the intention of being a support material especially for the professionals of Escola Classe Guariroba, considering that it presents important information about the constitution and reality experienced by this community, adding to the composition of the Social Inventory, Cultural History and Environmental of the school and consequently contribute to the establishment of an effective pedagogical practice of Rural Education, which is meaningful, contextualized and in line with the reality and needs of the educational community and to strengthen the identity of EC Guariroba as a Rural School .pt_BR
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