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2023_AlessandraSilva_GuilhermeRodrigues_RoseSilva_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRocha, Eliene Novaes-
dc.contributor.authorSilva, Alessandra de Paula da-
dc.contributor.authorRodrigues, Guilherme Mendes-
dc.contributor.authorSilva, Rose Bernardes-
dc.identifier.citationSILVA, Alessandra de Paula da; RODRIGUES, Guilherme Mendes; SILVA, Rose Bernardes. A transformação da forma escolar na Escola Classe Lajes da Jibóia de Ceilândia. 2023. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Escola do campo é sinônimo de conquista, luta, trabalho coletivo, interdisciplinaridade, auto-organização e ligação com a vida, com identidade própria de seus sujeitos e território, mas ainda está engatinhando para cumprir com seus objetivos. Analisando a organização do trabalho pedagógico da Escola Classe Lajes da Jibóia de Ceilândia e dialogando com experiências de transformação das escolas organizadas a partir do sistema de complexos, este artigo traz elementos importantes inspirados na Pedagogia Socialista, de estudo, reflexões e mapeamento de um recorte da realidade, confrontando Teoria X Prática, destacando o Projeto Político Pedagógico como instrumento norteador dos processos escolares e suas relações com a atualidade e práticas escolares sob a perspectiva de transformação social, discutindo sobre a desafiadora implementação no contexto escolar de elementos do complexo de estudos como o inventário, eixos temáticos e trabalho coletivo interdisciplinar, analisando e compreendendo a importância mesmo que de forma inicial desses elementos na prática educativa, como meio de fortalecimento do trabalho pedagógico das escolas do campo, visando sua consolidação e ampliação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEscola ruralpt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleA transformação da forma escolar na Escola Classe Lajes da Jibóia de Ceilândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T15:34:36Z-
dc.date.available2023-12-01T15:34:36Z-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36958-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Countryside School is synonymous with conquest, struggle, collective work, interdisciplinarity, self-organization and connection with life, with its own identity of its subjects and territory, but it is still crawling to fulfill its true objectives. Analyzing the organization of the pedagogical work of the Escola Classe Lajes da Jibóia in Ceilândia and dialoguing with active experiences of schools organized from the system of complexes, this article brings important elements inspired by Socialist Pedagogy, of study, reflections and mapping of a clipping of reality, confronting Theory X Practice, highlighting the Political Pedagogical Project as a guiding instrument of school processes and its relations with the present time and school practices under the perspective of social transformation, discussing the challenging implementation in the school context of elements of the study complex as inventory, thematic axes and interdisciplinary collective work, analyzing and understanding the importance of the introductory steps of these elements in educational practice, as a means of strengthening the pedagogical work in countryside schools, aiming at its consolidation and expansion.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Especialização



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