Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36959
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EveriSiracNogueira_tcc.pdf29,47 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de-
dc.contributor.authorNogueira, Éveri Sirac-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Éveri Sirac. "Musicar" relações na educação de jovens e adultos: a experiência da Roda de Musicalidade do CESAS. 2022. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma pesquisa referente à experiência de estágio curricular supervisionado em música realizado em projeto extracurricular denominado Roda de Musicalidade, realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul - CESAS, escola especializada no oferecimento da referida modalidade de ensino em Brasília - DF. Tem como objetivo geral conhecer de que forma os participantes da Roda de Musicalidade do CESAS percebem a sua experiência no projeto. Este estudo teve ênfase nas percepções dos estagiários do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília, mas também ouviu ex-alunos do projeto e seus coordenadores. A pesquisa utilizou a técnica de entrevistas não-diretivas (SEVERINO, 2007) com seis participantes, sendo quatro estagiários, uma professora da Universidade de Brasília, e uma coordenadora pedagógica do CESAS. Também foram recolhidos breves depoimentos com quatro alunos da Roda. Os resultados obtidos demonstram que a experiência pedagógico-musical na Roda de Musicalidade proporcionou aos estagiários a oportunidade de exercício praticamente diário de aspectos da docência como liderança, planejamento, organização pedagógica e reflexão coletiva sobre a prática docente desenvolvida. A pesquisa também demonstra que a Roda de Musicalidade se configurou em uma comunidade de aprendizagem, segundo Jean Lave e Etienne Wenger (SMITH, M. K., 2003, 2009), em que os alunos aprendiam música com os estagiários e, também, uns com os outros. No processo de aprender a ensinar, os estagiários vivenciavam práticas docentes distintas de seus contextos pedagógicos-musicais, mobilizando saberes de sua formação acadêmica e de suas vivências musicais fora da universidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de músicapt_BR
dc.title"Musicar" relações na educação de jovens e adultos : a experiência da Roda de Musicalidade do CESASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T15:59:58Z-
dc.date.available2023-12-01T15:59:58Z-
dc.date.submitted2022-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36959-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.