Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ElizabeteSouza_ElieneGuimaraes_tcc.pdf405,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O protagonismo estudantil e a partilha de saberes comunitários no Projeto Teatro de Quintal do Centro de Ensino Fundamental São José, Planaltina-DF
Autor(es): Souza, Elizabete Cristina de Aquino
Guimarães, Eliene Santos
Orientador(es): Gomes, Thalles
Assunto: Educação do campo
Educação rural
Teatro na educação
Juventude
Data de apresentação: 5-Jul-2023
Data de publicação: 6-Dez-2023
Referência: SOUZA, Elizabete Cristina de Aquino; GUIMARÃES, Eliene Santos. O protagonismo estudantil e a partilha de saberes comunitários no Projeto Teatro de Quintal do Centro de Ensino Fundamental São José, Planaltina-DF. 2023. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo tem o propósito de apresentar o Projeto Teatro de Quintal como experiência exitosa em que o protagonismo estudantil foi utilizado de maneira a aproximar os estudantes da comunidade campesina local para que eles conhecessem melhor sua identidade. O Projeto Teatro de Quintal foi escolhido como objeto de estudo deste artigo, pois ele remete ao aspecto afetivo e sensorial. Nesse sentido a intenção deste artigo é apresentar o Projeto Teatro de Quintal como uma proposta coerente com os princípios pedagógicos, como a interdisciplinaridade e a auto-organização, partindo da realidade dos sujeitos campesinos, aproximando-os do conhecimento historicamente produzido, por meio do trabalho coletivo, gerando assim a transformação social de sua realidade mais próxima. Essa pesquisa de campo foi realizada pelo método etnográfico, com abordagem qualitativa.
Abstract: This article aims to present the Backyard Theater Project as a successful experience where student protagonism was used to bring students closer to the local farming community, allowing them to better understand their identity. The Backyard Theater Project was chosen as the subject of study for this article because it relates to the affective and sensory aspects. In this sense, the intention of this article, is to present the Backyard Theater Project as a proposal consistent with pedagogical principles such as interdisciplinarity and self-organization, starting from the reality of rural individuals and bringing them closer to historically produced knowledge through collective work, thus generating social transformation of their immediate reality. This field research was conducted using the ethnographic method with a qualitative approach.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.