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Título: Inventário da realidade x projeto político pedagógico : aproximações possíveis e distinções impossíveis
Autor(es): Abreu Neto, José Ricardo de Moraes Veiga
Nogueira, Simone Soares
Orientador(es): Oliveira, Roni Ivan Rocha de
Coorientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Assunto: Educação rural
Projeto político-pedagógico
Escola rural
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 6-Dez-2023
Referência: ABREU NETO, Ricardo; NOGUEIRA, Simone Soares. Inventário da realidade x projeto político pedagógico: aproximações possíveis e distinções impossíveis. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho examina a relação entre o inventário da realidade das escolas do campo e o projeto político-pedagógico - PPP comum a todas as Unidades Escolares de Educação Básica, destacando as aproximações possíveis e as distinções impossíveis entre esses dois instrumentos essenciais para o desenvolvimento da Educação do Campo. O inventário da realidade consiste em um levantamento detalhado das características e necessidades dessas escolas, contemplando aspectos como a infraestrutura, recursos didáticos, perfil dos estudantes, envolvimento da comunidade e questões socioeconômicas. O projeto político-pedagógico, por sua vez, é uma ferramenta fundamental e obrigatória para o planejamento e gestão das escolas. Ele estabelece os princípios, objetivos, metas e ações necessárias para a concretização de uma proposta educacional que deve ser coerente com a realidade local e com as demandas da comunidade. As aproximações possíveis entre o inventário da realidade e o projeto político-pedagógico residem na necessidade de ambos se embasarem em uma compreensão profunda e abrangente da realidade das escolas do campo e seus atores. A partir de uma análise documental comparativa de uma amostragem de 9escolas do campo do DF e seus Inventários da Realidade e PPP. Assim, as aproximações possíveis entre eles garantem a fundamentação e a pertinência das ações educativas, enquanto as distinções impossíveis destacam a complementaridade e a dinamicidade desses dois elementos essenciais para o desenvolvimento educacional no campo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.
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