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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Vicente de Paulo Borges Virgolino da-
dc.contributor.authorMedeiros, Rosemeyre Maria Cruz de-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Rosemeyre Maria Cruz de. A educação do campo e a valorização do meio rural como espaço de aprendizagem - faço, separo, transformo: Jardim das Onze Horas e Suculentas. 2023. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO planeta terra, o meio ambiente e os processos educacionais passam por um momento extremamente delicado. Mesmo com tantas informações e transformações culturais, tecnológicas, sociais e ambientais, ainda vê-se o ser humano, os educadores e os estudantes, por conseguinte, como espectadores alheios às responsabilidades diante de tais transformações. Segundo Paulo Freire, na obra Pedagogia da Autonomia, ”O ser humano é, naturalmente, um ser da intervenção no mundo à razão de que faz a História”. Nela, por isso mesmo, deve deixar suas marcas de sujeito e não pegadas de objeto. Dessa forma, a busca permanente por uma educação de qualidade, que objetive a formação integral do educando, não pode se limitar a discutir apenas os problemas. É necessária a apresentação de novas maneiras para superar todas as demandas que envolvem uma vida em sociedade, seja no que diz respeito ao relacionamento com a natureza, envolvimento com novas tecnologias, organização pessoal para os estudos e para o trabalho e uma nova visão de sociedade muito mais dinâmica e preocupada com a formação intelectual, cultural, ambiental e social do educando. Assim, entende-se que a Pedagogia de Projetos, calcada nos princípios éticos, epistemológicos, didático-pedagógicos e estéticos, própria dos pressupostos da Educação do Campo, atendendo uma demanda histórica da construção de conhecimentos calcados na materialidade dos sujeitos do campo, pode contribuir para essa formação. O Projeto ‘Jardim das 11 Horas e Suculentas’ buscou criar um ambiente verde e acolhedor na escola, como também desenvolver nos estudantes uma consciência ambiental e a capacidade de se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Através da participação ativa dos alunos e do apoio pedagógico, constituído por professores, equipe gestora, profissionais de atendimentos de Serviço de Orientação Escolar e Sala de Recursos entenderam que o projeto contribuiu para a formação de cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro mais sustentável.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMeio ambientept_BR
dc.subject.keywordEducação ruralpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA educação do campo e a valorização do meio rural como espaço de aprendizagem - faço, separo, transformo : Jardim das Onze Horas e Suculentaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T12:00:13Z-
dc.date.available2023-12-06T12:00:13Z-
dc.date.submitted2023-06-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36975-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Planet earth, the environment and educational processes are going through an extremelydelicate moment. Even with so much information and cultural, technological, social andenvironmental transformations, human beings, educators and students are still seen, therefore, as spectators alien to the responsibilities of such transformations. Accordingto Paulo Freire, The human being is, naturally, a being of intervention in the world forthe reason that he makes History. In it, for this very reason, he must leave his marks asa subject and not footprints as an object. In this way, the permanent search for a qualityeducation, which aims at the integral formation of the student, cannot be limited todiscussing only the problems. It is necessary to present new ways to overcome all thedemands that involve a life in society, whether with regard to the relationship withnature, involvement with new technologies, personal organization for studies and workand a new vision of society. Much more dynamic and concerned with the student'sintellectual, cultural, environmental and social formation. Thus, it is understood that awork focused on Project Pedagogy, based on ethical, epistemological, didactic- pedagogical and aesthetic principles, typical of the assumptions of Rural Education, meeting a historical demand for the construction of knowledge based on the materialityof rural subjects . The ‘Jardim das 11 Horas e Suculentas’ Project sought to create agreen and welcoming environment at school, as well as to develop in students anenvironmental awareness and the ability to become agents of change in theircommunities. Through the active participation of students and pedagogical support, weunderstand that the project contributed to the formation of citizens committed topreserving the environment and building a more sustainable future.pt_BR
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