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2023_KailanyKetulheGomesRocha_tcc.pdf954,32 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorHolanda, Maristela Terto de-
dc.contributor.authorRocha, Kailany Ketulhe Gomes-
dc.identifier.citationROCHA, Kailany Ketulhe Gomes . Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de Computação cotistas da Universidade de Brasília. 2023. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Lei 12.711 de 2012, conhecida como Lei das Cotas, aplicada em todas as instituições de ensino superior federais do Brasil definiu que 50% dos estudantes ingressantes em cursos de graduação deveriam ser oriundos de escolas públicas. Neste contexto, este artigo tem como objetivo responder as seguintes questões: 1) Como foi a entrada dos alunos cotistas nos últimos anos?; 2) Qual foi o desempenho acadêmico dos alunos cotistas nos cursos de computação? 3) Qual é a porcentagem de formatura e desligamento dos alunos cotistas?. Foi realizada a análise dos dados dos estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Licenciatura em Computação e os resultados incluem: (1) Um aumento dos alunos de escola pública no curso de computação após a implementação da Lei de Cotas, (2) Ao longo dos cursos estudados a diferença de desempenho dos alunos cotistas e não cotistas vai diminuindo e (3) Os alunos cotistas se formaram menos se comparado com os alunos não cotistas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCotas raciais - universidadespt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.titleAnálise do desempenho acadêmico dos estudantes de Computação cotistas da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T11:01:09Z-
dc.date.available2023-12-07T11:01:09Z-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36996-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In 2012, Law 12,711, also known as the Quota Law, was applied in all federal higher education institutions in Brazil. It stipulated that 50% of students entering undergraduate courses should come from public schools. In this context, this article aims to answer the following questions: 1) How was the entry of quota students in recent years?; 2) What was the academic performance of quota students over in computing courses? 3) What is the percentage of quota students graduating and leaving?. Data analysis of students at the University of Brasilia was carried out and the results include: (1) An increase in public school students in the computing course after the implementation of the Quota Law, (2) Over the courses studied the difference in performance of quota students and non-quota students is decreasing and (3) Quota students graduated less compared to non-quota students.pt_BR
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