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Título: Análise do impacto da pandemia de COVID-19 no desempenho dos candidatos do Enem de 2020 em comparação ao Enem de 2019 utilizando técnicas de mineração de dados
Autor(es): Pires, Christian Braga de Almeida
Orientador(es): Corrêa, Jan Mendonça
Assunto: Pandemia
Mineração de dados
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Data de apresentação: 23-Fev-2023
Data de publicação: 7-Dez-2023
Referência: PIRES, Christian Braga de Almeida. Análise do impacto da pandemia de COVID-19 no desempenho dos candidatos do Enem de 2020 em comparação ao Enem de 2019 utilizando técnicas de mineração de dados. 2023. 114 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Neste trabalho foram utilizados os microdados do Enem dos anos de 2019 e 2020,disponibilizados pelo Inep, para conduzir uma análise a respeito do impacto da pandemia de COVID-19 nos candidatos do exame. O Enem de 2020 teve o maior número de abstenções da sua história, e considerando as desigualdades sociais presentes no país e amaneira como o governo gerenciou a pandemia, surgiu a motivação de investigar e obter informações a respeito do perfil dos inscritos, tanto dos presentes quanto dos ausentes, no ano de 2020 e realizar uma comparação com os dados do ano de 2019, onde as provas foram realizadas em situações regulares. Para isso, foi utilizada a linguagem Python, em específico a biblioteca Pandas, para analisar os microdados. Foram feitas análises para obter distribuições dos inscritos em relação a algumas variáveis, como cor/raça, renda, es colaridade dos pais, acesso a computador, celular e internet. Também foram investigadasas médias de notas do participantes com relação a estas mesmas variáveis somadas aos es tados de realização das provas. Com relação aos estados, os resultados foram comparadascom os dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) disponibilizados pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Por fim, foi utilizado o algoritmo de classificação JRip, disponível no software Weka, para tentar entender quais variáveis podem influenciar na presença em um dia de prova. Foram obtidos indícios de que a pandemia teve um impacto maior sobre as populações menos favorecidas, que vivem sob níveis de fatores socioeconômicos piores, como menores valores de renda, escolaridade dos pais, estados com menor IDHM e maior dificuldade de acesso à internet. Observou-se também que estes fatores socioeconômicos podem ter influência sobre o desempenho dos candidatos nas provas.
Abstract: In this work, microdata from Enem from the years 2019 and 2020, made available by Inep, were used to conduct an analysis regarding the impact of the COVID-19 pandemic on exam candidates. The 2020 Enem had the highest number of abstentions in its history, and considering the social inequalities present in the country and the way in which the government managed the pandemic, the motivation arose to investigate and obtain infor mation about the profile of those enrolled, both present and absent, in 2020 and make a comparison with the data for 2019, where the tests occurred in regular situations. Python language was used, specifically the Pandas library, to analyze the microdata. Analyzes were carried out to obtain distributions of those enrolled in relation to some variables, such as color/race, income, parental education, access to computer, cell phone and in ternet. The participant’s grade averages were also investigated in relation to these same variables added to the states in which the tests were done. Regarding the states, the results were compared with the data from Índice de Desenvolvimento Humano Munici pal (IDHM) provided by the Atlas of Human Development in Brazil. Finally, the JRip classification algorithm, available in the Weka software, was used to try to understand which variables can influence the presence on a test day. Evidence was obtained that the pandemic had a greater impact on disadvantaged populations, who live under worse socioeconomic levels, such as lower income levels, parental education, states with lower IDHM and greater difficulty in accessing healthcare. Internet. It was also observed that these socioeconomic factors may have an influence on the performance of candidates in the tests.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
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