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dc.contributor.advisorReis, Maria da Glória Magalhães dos-
dc.contributor.authorEugenio, Gabriel Soares-
dc.identifier.citationEUGENIO, Gabriel Soares. Um grito do Togo: a peça de teatro A Encruzilhada como ação política do autor exilado Kossi Efoui. 2023. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras Francês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como foco a literatura em língua francesa produzida no continente africano, especificamente a análise da obra A Encruzilhada, do autor togolês Kossi Efoui, que se exilou na França. Assim, questiona-se em que medida, e como, a crise política do Togo, país colonizado pela França e que tem uma história pós-colonial muito marcada pela violência e repressão, aparece na obra. Para tanto, o trabalho foi orientado metodologicamente por uma revisão de literatura/bibliográfica dos assuntos caros ao seu desenvolvimento. A primeira parte do estudo desenvolve uma discussão acerca do teatro político, com apoio em Neveux (2020). A seguinte é dedicada a contextualizar historicamente a obra, destacando a resistência política a partir da resistência dos terríveis filhos das independências (CHALAYE, 2017). Por fim, é realizada a análise da obra, quanto à sua escrita, tradução e montagem/execução cênica, aspectos que permitem notar criticamente como o exílio e temas correlatos aparecem na peça. Essa análise é realizada com o apoio dos estudos de Maria da Glória Magalhães dos Reis (2021 e 2022), Sarrazac (2009 e 2015), Boal (2019) e Rancière (2008). A partir desse trabalho, foi possível notar que a crise política do Togo foi uma realidade essencial para que Kossi Efoui desenvolvesse A Encruzilhada, obra extremamente sensível e que permite a universalização de sentimentos angustiantes no contexto das violências políticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura africanapt_BR
dc.subject.keywordÁfrica - colonizaçãopt_BR
dc.titleUm grito do Togo : a peça de teatro A Encruzilhada como ação política do autor exilado Kossi Efouipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-11T14:40:40Z-
dc.date.available2023-12-11T14:40:40Z-
dc.date.submitted2023-07-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37039-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract3Cette recherche porte sur la littérature en français produite sur le continent africain, en particulier l’analyse de l’ouvrage Le Carrefour, de l’auteur togolais Kossi Efoui, exilé en France. Ainsi, la question est : dans quelle mesure, et comment, la crise politique du Togo, pays colonisé par la France et qui a une histoire post-coloniale très marquée par la violence et la répression, apparaîtelle dans l’œuvre ? Ainsi, le travail a été guidé méthodologiquement par une revue bibliographique/littéraire des sujets chers à son élaboration. La première partie de l’étude développe une réflexion sur le théâtre politique, à partir de Neveux (2020). La suite est consacrée à contextualiser historiquement l’ouvrage, en mettant en lumière la résistance politique fondée sur la résistance les enfants terribles des indépendances (CHALAYE, 2017). Enfin, une analyse de l’œuvre est effectuée, concernant son écriture, sa traduction et son montage/exécution scénique, aspects qui permettent de remarquer de manière critique comment l’exil et les thèmes connexes apparaissent dans la pièce. Cette analyse est réalisée avec le soutien des études de Maria da Glória Magalhães dos Reis (2021 et 2022), Sarrazac (2009 et 2015), Boal (2019) et Rancière (2008). De ce travail, il a été possible de constater que la crise politique au Togo était une réalité essentielle pour que Kossi Efoui développe Le Carrefour, une œuvre extrêmement sensible qui permet l’universalisation des sentiments angoissants dans le contexte de la violence politique.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Francês



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