Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3706
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GabriellaFurtadoFurquim.pdf474,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Batalha do Jenipapo : memórias da guerra da Independência do Piauí
Autor(es): Furquim, Gabriella Furtado
Orientador(es): Cunha, Paulo José Araújo da
Assunto: Brasil - história - Batalha do Jenipapo, 1823
Brasil - história - Independência, 1822
Reportagens
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 18-Jun-2012
Referência: FURQUIM, Gabriella Furtado. Batalha do Jenipapo: memórias da guerra da Independência do Piauí. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A proposta deste trabalho é produzir uma grande reportagem sobre a Batalha do Jenipapo, que aconteceu na cidade de Campo Maior (PI) em 1823. Quando declarada a independência do Brasil, às margens do rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, o Brasil era um país fragmentado, tanto pelas distâncias geográficas quanto pelas divergências econômicas e sociais. Portugal aproveitou-se da falta de unidade do país e arquitetou um plano para manter parte do Brasil como colônia. Foi um condecorado capitão luso retomar o poder português nas províncias do Grào Pará, Maranhão e Piauí. Com o apoio das oligarquias locais e da junta de governo que controlavam as províncias em questão. Capitão Fidié desembarcou no Brasil para a missão que parecia fácil, sem resistência política ou social. Ledo engano, a população piauiense se mobilizou e com armas de matar passarinho enfrentaram o poderoso exército português. Nas margens do córrego Jenipapo, centenas de piauienses morreram em nome de um país que mal existia. E são heróis esquecidos, da nossa real independência e da unidade geográfica do Brasil que conhecemos hoje.O trabalho pretende recontar a história da batalha, de forma leve e prazerosa. Trazendo à tona diversas nuances da guerra e revelando o que resta das memórias na cultura popular 188 anos depois.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2011.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons