Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37075
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CiroPeresAraujo_tcc.pdf19,19 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMartins, Pablo Gonçalo Pires de Campos-
dc.contributor.authorAraújo, Ciro Peres-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ciro Peres. Três por um: um projeto de curta-metragem. 2023. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo relata e realiza reflexões acerca do processo de roteirização e préprodução do curta-metragem de ficção do gênero realismo mágico Três Por Um, com inspirações no trabalho de Haruki Murakami e outros artistas, a ser rodado em Minas Gerais, assim como registra um labor arqueológico de encontrar métodos para financiamento do projeto. A realização desse projeto tem como objetivo também buscar compreender tendências acerca do gênero do realismo mágico enquanto categorização no cinema e literatura. É realizado uma pesquisa sobre a origem, reflexões sobre o conceito dos termos “realismo mágico” e “lo real maravilloso” (o real maravilhoso), e aplicações através de uma realidade global e mais desprendida da América Latina entorno do gênero. Igualmente é proposto uma análise sobre as fronteiras entre o reino animal e o reino humano, e como as diferentes interpretações entre espécies ocorrem. Por fim, é realizado uma análise de estruturas, colocando o roteiro de Três Por Um sob a tutela da narrativa japonesa Kishōtenketsu, e a pesquisa diante do processo de se entender um microcosmos criado a partir da locação proposta pelo curta-metragem, a “Mar-de-Sé”. É criado paralelamente algumas reflexões sobre o investimento em produções audiovisuais na transição dos governos brasileiros de 2022 e 2023 e as possibilidades no âmbito de curta-metragem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCurta-metragem - processo de produçãopt_BR
dc.subject.keywordCurta-metragempt_BR
dc.subject.keywordRoteiros cinematográficospt_BR
dc.subject.keywordFicção científicapt_BR
dc.subject.keywordFilmes de ficção-científicapt_BR
dc.titleTrês por um : um projeto de curta-metragempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-13T13:57:16Z-
dc.date.available2023-12-13T13:57:16Z-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37075-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study reflects and reports on the screenwriting and pre-production process of magical realism’s short fiction film Três Por Um, inspired by the work of Haruki Murakami and other artists, to be shot in Minas Gerais, as well as records an archaeological effort to find financing methods of the project. The making of this project also aims to understand trends about the magical realism genre as a categorization in cinema and literature. The research is carried out on the origin, reflections on the concept of the different terms “magical realism” and “lo real maravilloso”, and applications through a global and more detached Latin America’s surrounding reality. It also proposes an analysis of the boundaries between the animal kingdom and the human kingdom, and how different interpretations between species occur. Finally, an analysis of structures is proposed, placing Três Por Um’s screenplay under the tutelage of Japanese’s narrative structure Kishōtenketsu, and the research of the process of understanding a microcosm created from the location proposed by the short film, “Marde-Sé”. In parallel, we see some reflections on investment in audiovisual productions with the transition of Brazilian governments from 2022 to 2023 and the possibilities on short films.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.