Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37083
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarianaLeiteLemos_tcc.pdf910,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dá lembrança : realização de um documentário autobiográfico e participativo como registro de história familiar
Autor(es): Lemos, Mariana Leite
Orientador(es): Silva, Mariana Souto de Melo
Assunto: Audiovisual
Mulheres - representações
Mulheres idosas
Documentário (Cinema)
Data de apresentação: 21-Jul-2023
Data de publicação: 13-Dez-2023
Referência: LEMOS, Mariana Leite. Dá lembrança: realização de um documentário autobiográfico e participativo como registro de história familiar. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho busca descrever o processo de realização de um curta-metragem documental e de cunho autobiográfico realizado de forma participativa, chamado Dá Lembrança. O principal objetivo foi a realização do documentário, desde a fase de pesquisa, criação, gravação até a sua finalização, com a busca de compreender e registrar a importância da história oral através da memória, tendo como personagens as avós da diretora, Josefa e Ananília. O filme foi gravado no estado do Piauí, nas cidades de Corrente e Santa Filomena, e coloca como prioridade o registro sensível e o olhar para a representação das mulheres, por meio da linguagem audiovisual.
Abstract: The present work seeks to describe the process of making an autobiographical documentary short film carried out in a participatory way. The main objective was the making of the documentary Dá lembrança, from the research, creation, recording phase to its completion. With the aim of understanding and registering the importance of oral history through memory, having as characters the director´s grandmothers , Josefa and Ananília. The film with recordings made in the state of Piauí in the cities of Corrente and Santa Filomena, prioritizes the sensitive record and the look at the representation of women through audiovisual language.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.