Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37120
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarianaGracianoDeOliveira_tcc.pdf369,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação financeira : uma verificação da percepção de alunos de graduação e pós-graduação acerca da relevância da educação financeira na gestão financeira pessoal
Autor(es): Oliveira, Mariana Graciano de
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Dez-2023
Referência: OLIVEIRA, Mariana Graciano de. Educação financeira: uma verificação da percepção de alunos de graduação e pós-graduação acerca da relevância da educação financeira na gestão financeira pessoal. 2021. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo verificar a percepção de alunos de graduação e pós-graduação acerca da educação financeira e seus impactos na tomada de decisão financeira pessoal. Buscando alcançar o objetivo proposto, foi elaborado um instrumento de pesquisa (questionário) composto por três seções que visavam identificar o perfil dos respondentes, suas vivências e comportamentos financeiros. A aplicação ocorreu de forma online na plataforma Google Forms. A amostra final é composta por 743 respondentes, sendo 332 alunos de graduação e 411 de pós-graduação. Os resultados mostram que na percepção dos respondentes a discussão e ensino da educação financeira em diferentes esferas durante a vida impactaria na forma como eles tomam suas decisões. Entretanto, há falta de acesso tanto em ambientes formais, quanto informais. Do ponto de vista comportamental, foi verificado que o grupo manteve respostas coerentes entre o que consideram ideal e como agem frente a tomada de decisão. Contudo, quando questionados sobre o planejamento financeiro, apesar de considerarem correto manter um planejamento regularmente, parte considerável da amostra não o faz com regularidade, o que pode estar interligado a falta de desenvolvimento da literacia financeira. A contribuição do estudo está na possibilidade de detectar, na visão dos respondentes, possíveis falhas no desenvolvimento e acesso à educação financeira.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.