Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/371
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_EmilianaSantosCastejon.pdf282,06 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMontoro, Tânia Siqueira-
dc.contributor.authorCastejon, Emiliana dos Santos-
dc.identifier.citationCASTEJON, Emiliana dos Santos. Turismo em imagens: o caso do programa de televisão Expedições. 2003. 70 f. Monografia (Especialização em Docência e Pesquisa em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003.pt_BR
dc.description.abstractA televisão pode ser considerada o meio de comunicação de maior abrangência em todo o mundo, e, no Brasil, sua importância é grande em todos os segmentos econômicos, não podendo o Turismo ficar excluso disto. O poder que este veículo de comunicação tem de afetar o imaginário social, através do uso simultâneo de imagem e som, e com a vantagem de ser gratuito e estar à disposição das pessoas em tempo integral, faz com que ele possa gerar ilusões e sentimentos distintos e indescritíveis no telespectador, sendo instrumento de atração, informação, entretenimento e consumo. Dentre os programas que tem algum tipo de ligação com o Turismo, Expedições é o que representa e o que melhor abrange as questões do meio ambiente, ligadas ao turismo ecológico e ao turismo cultural. O programa busca ser informativo e ao mesmo tempo demonstrativo, destaca a importância cultural de todas as regiões do país visitadas pela apresentadora Paula Saldanha e por seu marido, o biólogo e cinegrafista Roberto Werneck, que juntos percorrem o país desde 1977, mostrando as riquezas e denunciando impactos ambientais negativos, tornando-se assim um marco na televisão brasileira. O uso da televisão como instrumento de análise destes fatores e de informação para o telespectador pode ser hoje considerado como de fundamental importância no trabalho de conscientização quanto ao uso adequado dos recursos naturais e preservação das culturas brasileiras. A televisão pode despertar um novo imaginário a ser fundado como alavanca para o turismo sustentável.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordTurismo sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordEcoturismopt_BR
dc.subject.keywordTelevisãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação de massapt_BR
dc.titleTurismo em imagens : o caso do programa de televisão Expediçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.date.accessioned2009-07-09T19:42:11Z-
dc.date.available2009-07-09T19:42:11Z-
dc.date.issued2009-07-09T19:42:11Z-
dc.date.submitted2003-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/371-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The television can be considered the media of bigger abrangency in the whole world, and in Brazil its importance is great in all the economic segments, not being able the tourism to be excluse of this. The power that this media of communication has to affect imaginary, through the simultaneous use of image and the sound and with the advantage of being gratuitous and to be to the disposal of the people in integral time, makes with that it can generate distinct illusions and feelings in the viewers being attraction, instrument , information, entertainment and consumption. Amongst the programs that have some type of linking with the tourism, Expedições is what it represents better and what better encloses the on questions of the environment to the ecological tourism and the cultural tourism. The program searchs to be informative at the same time demonstrative, detaches the cultural importance of all the regions of the country visited by the Paula Saldanha presenter and its husband, the biologist and cinegrafist Roberto Werneck , who together covers the country since 1977, showing the wealth and denouncing the negative ambient impacts, torando thus a landmark in the Brazilian television. The use of the television as instrument of analysis of these factors and information for the viewer can today be considered as of basic importance in the work of awareness how much to the adequate use of the natural resources and preservation of the Brazilian cultures. The television can awake new an imaginary one to be established as handspike for the sustainable tourism.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.371-
Aparece na Coleção:Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.