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Título: Um estudo sobre modelos preditivos para o número de acidentes em rodovias federais
Autor(es): Faluhelyi, Igor de Oliveira Barros
Orientador(es): Fiorucci, José Augusto
Assunto: Análise de séries temporais
Séries temporais
Acidentes de trânsito
Rodovias
Data de apresentação: 19-Jul-2023
Data de publicação: 22-Dez-2023
Referência: FALUHELYI, Igor de Oliveira Barros. Um estudo sobre modelos preditivos para o número de acidentes em rodovias federais. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A partir dos dados abertos da Polícia Rodoviária Federal, em que são documentados, entre outros, acidentes em rodovias Federais, este trabalho tem por objetivo avançar na modelagem em séries temporais, afim de trazer previsões para a série diária do número de acidentes em diferentes níveis de agregação dentro de uma estrutura hierárquica e agrupada dos dados. Como metodologia, são colocados os modelos sNAIVE, ARIMA ou ARIMA sazonal, a Regressão Dinâmica e sua variação, conhecida como Regressão Dinâmica Harmônica e o modelo TBATS, além de métodos para desagregar previsões e fazer validação cruzada, afim de fazer seleção de modelos. Os resultados apontam para melhores previsões pelos modelos que captam as múltiplas sazonalidades da série diária do número de acidentes, isto é, a Regressão dinâmica Harmônica e o TBATS. Foram adicionadas variáveis explanatórias indicadoras ao modelo ARIMA e isso melhorou a capacidade preditiva do modelo nessa situação. Como conclusão, pode-se citar o êxito to trabalho em cumprir com seus objetivos. Foram entregues previsões para a série do número de acidentes em rodovias Federais para cada rodovia abordada no banco (208 séries), para cada Estado brasileiro (27 séries), e, ainda, para cada região no Brasil (5 séries) - contabilizando 240 séries temporais. Com isso, pode-se elencar rodovias, ou Estados, destaques quanto ao número previsto de acidentes, tornando possível uma abordagem de forma preventiva (não somente remediativa) no âmbito de políticas públicas afim de diminuir os acidentes no Brasil.
Abstract: This undergraduate final project focuses on analyzing open data provided by the PRF from Brazil, specifically regarding accidents on Federal highways. The primary aim of this study is to apply and compare existing time series models to improve the prediction accuracy of daily accident rates. The models are applied to different levels of data aggregation within a hierarchical and grouped structure. The methodologies employed in this project encompass various well-established models, including sNAIVE, ARIMA, seasonal ARIMA, Dynamic Regression, Harmonic Dynamic Regression, and the TBATS model. By comparing their performance, the study identifies the most effective models for accurately predicting the daily number of accidents. The results indicate that models capable of capturing the multiple seasonal patterns inherent in the daily accident rates, such as Harmonic Dynamic Regression and TBATS, outperform the other models. Moreover, the inclusion of explanatory variables in the ARIMA model significantly improves its predictive capabilities in this specific context. This research contributes to the understanding of accident patterns on Federal highways and provides valuable insights for enhancing accident rate predictions. The findings have practical implications for traffic management and public safety, enabling authorities to allocate resources more efficiently and reduce the occurrence of accidents.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2023.
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