Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37207
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JuliaBirbeireMachado_tcc.pdf479,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de séries temporais das infrações de trânsito relacionadas ao consumo de substâncias alcoólicas ocorridas no Brasil de 2007 a 2022
Autor(es): Machado, Júlia Birbeire
Orientador(es): Fiorucci, José Augusto
Assunto: Trânsito - infrações
Séries temporais
Data de apresentação: 21-Jul-2023
Data de publicação: 22-Dez-2023
Referência: MACHADO, Júlia Birbeire. Análise de séries temporais das infrações de trânsito relacionadas ao consumo de substâncias alcoólicas ocorridas no Brasil de 2007 a 2022. 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O estudo relacionado às infrações de trânsito é importante para maior segurança nas rodovias do país. Este trabalho consiste na análise das multas relacionadas ao descumprimento do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, infrações relacionadas ao consumo de álcool. Os dados utilizados foram disponibilizados pela Polícia Rodoviária Federal e contam com observações de 2007 até 2022. Nesse estudo, foi trabalhada com a série semanal, considerando 835 semanas. Definiram-se três modelos: um SARIMA, Regressão Dinâmica Harmônica e MSTL + ARIMA. A partir do estudo de desempenho preditivo por janela deslizante, verificou-se que o harmônico obteve o melhor resultado
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.