Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37232
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FayllonLucasCandido_tcc.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação do processo orçamentário em uma empresa de telecomunicações : estágios iniciais
Autor(es): Candido, Fayllon Lucas
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Empresas - finanças
Empresas - fluxos de caixa operacional
Orçamento nas empresas
Data de apresentação: 10-Jul-2023
Data de publicação: 27-Dez-2023
Referência: CANDIDO, Fayllon Lucas. Implementação do processo orçamentário em uma empresa de telecomunicações: estágios iniciais. 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho pretende mostrar o processo orçamentário de uma empresa de médio porte no setor de telecomunicações. A metodologia de coleta de dados consistiu em uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, mediante entrevista com a consultora responsável pelo projeto, além de uma extensa análise documental dos diversos segmentos da entidade. A partir disso, foi possível perceber que o processo orçamentário desde a identificação da necessidade de controle até a sua aplicação na realidade da empresa é fundamental para ser possível pensar a organização na sua totalidade. Isto inclui estruturar seu processo de tomada de decisão, planejar a melhor estratégia para as receitas, despesas e custos, além de implantar uma cultura de previsão e acompanhamento das metas pré-estabelecidas. Através deste estudo, foi possível entender todo o processo de planejamento orçamentário e sua execução dentro da organização e confirmando a dificuldade da construção e da implementação de um orçamento. O fato de não ter, dentro de sua gestão, a prática orçamentária foi a principal dificuldade, pois, mesmo que a construção seja feita de forma conjunta entre as áreas da organização, as percepções individuais podem afetar a eficiência do orçamento trazendo distorções relevantes para os números apresentados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.