Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37270
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoseLopesFernandes_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da Administração Pública Federal brasileira na desigualdade entre as regiões Nordeste e Sudeste no século XXI
Autor(es): Fernandes, José Lopes
Orientador(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Assunto: Administração pública
Desigualdade social
Desenvolvimento social
Data de apresentação: 18-Jul-2023
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: FERNANDES, José Lopes. O papel da Administração Pública Federal brasileira na desigualdade entre as regiões Nordeste e Sudeste no século XXI. 2023. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Abordar as desigualdades leva o pesquisador a um amplo universo de fatores derivados desse problema global: diminuição de direitos fundamentais, segregação social e má distribuição de renda, que se tornam desafios para os Estados na atuação da administração pública. Esta monografia buscou discutir dimensões do conceito de desenvolvimento para comparar duas regiões brasileiras que refletem desigualdade regional devido à atuação desequilibrada em qualidade, intensidade e direcionamento da Administração Pública Federal, Nordeste e Sudeste. Com uma abordagem qualitativa e utilizando o método hermenêutico, com revisão bibliográfica e documental, a pesquisa analisou a atuação da administração pública no desenvolvimento das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, no século XXI. Dimensões relacionadas ao tema, como economia, política e componentes sociais e históricos, estruturantes do novo conceito de desenvolvimento nacional, tornaram-se categorias de suporte e foram interpretadas de acordo com a teoria e as técnicas definidas na metodologia de pesquisa, sendo a base de um diálogo teórico, que conduziu aos resultados e à conclusão final, de que existe a necessidade de um papel amplo e ativo da Administração Pública em todas as dimensões do desenvolvimento nacional para mitigar as desigualdades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.