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Título: O direito educacional na Costa do Marfim: contexto e legislações
Autor(es): Angora, Conan Jean François Xavier
Orientador(es): Almeida, Carla Beatriz de
Assunto: Costa do Marfim
Direitos sociais
Costa do Marfim - direitos sociais
Data de apresentação: 8-Dez-2023
Data de publicação: 23-Jan-2024
Referência: ANGORA, Conan Jean François Xavier. O direito educacional na Costa do Marfim: contexto e legislações. 2023. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Costa do Marfim é uma ex-colônia francesa localizada na África Ocidental. O nosso argumento não é contar a história completa deste país, mas discutir os sistemas educacional e social contemporâneos, logo, falaremos sobre a história do país, o contexto histórico do sistema educacional e social na Costa do Marfim antes, durante e depois da colonização. Destacaremos o sistema educativo costa- marfinense, que é representado pelo serviço público de educação de forma não exclusiva. De acordo com a Constituição da Costa do Marfim de 2016 (Constituição da Terceira República), os seus artigos 9.º, 10.º, 24.º e 125.º visam garantir a igualdade de acesso à educação para todos os cidadãos e que as autoridades públicas devem criar condições favoráveis para a educação. A metodologia de pesquisa adotada será a bibliográfica com o delineamento de revisão de literatura, leitura cartográfica de mapas, análise documental de dados do IBGE e dos Ministérios da Costa do Marfim, bem como da legislação costa- marfinense correlata das áreas social e da educação.
Résumé: La Côte d'Ivoire est une ancienne colonie française située en Afrique de l'Ouest. Notre argument n'est pas de raconter l'histoire complète de ce pays, mais d'évoquer les systèmes éducatifs et sociaux contemporains, nous parlerons donc de l'histoire du pays, du contexte historique du système éducatif et social en Côte d'Ivoire avant , pendant et après la colonisation. Nous mettrons en avant le système éducatif ivoirien , qui est représenté par le service public de l'éducation de manière non exclusive. Selon la Constitution de Côte d'Ivoire de 2016 (Constitution de la Troisième République), ses articles 9, 10, 24 et 125 visent à garantir l'égalité d'accès à l'éducation pour tous les citoyens et que les pouvoirs publics doivent créer des conditions favorables à l'éducation. La méthodologie de recherche adoptée sera bibliographique avec les grandes lignes d'une revue de la littérature, d'une analyse documentaire des données de l'IBGE et des Ministères de Côte d'Ivoire, ainsi que de la législation ivoirienne connexe dans les domaines social et éducatif.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
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