Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37360
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AdrianoAugustoAraujoMagalhaes_tcc.pdf397,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Integração digital e educação: desafios e perspectivas do Brasil na era da globalização
Autor(es): Magalhães, Adriano Augusto Araújo
Orientador(es): Aguiar, Alexandre Kehrig Veronese
Assunto: Globalização
Tecnologia da informação
Educação
Políticas públicas
Data de apresentação: 4-Dez-2023
Data de publicação: 23-Jan-2024
Referência: MAGALHÃES, Adriano Augusto Araújo. Integração digital e educação: desafios e perspectivas do Brasil na era da globalização. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho examina a intersecção entre globalização, tecnologia da informação e educação, com um foco particular no contexto brasileiro. O estudo aborda como a globalização moldou uma nova ordem mundial, enfatizando a centralidade da informação e do conhecimento como pilares de poder e transformação e como isso impacta a educação. A mercantilização do conhecimento e a emergência da sociedade da informação são discutidas, assim como a evolução da Informática na Educação (IE) e a adaptação de novos perfis educacionais. Analisa-se a infraestrutura de telecomunicações do Brasil e o acesso à internet, destacando a ineficácia, insuficiência e falhas das políticas públicas, agravadas pela pandemia de COVID-19. A discussão se estende ao letramento digital, identificando desafios contemporâneos na educação brasileira e comparando-os com as abordagens da União Europeia. O trabalho propõe a utilização de direito comparado para a adoção de estratégias de letramento digital bem-sucedidas da UE no Brasil, respeitando suas especificidades socioeconômicas e culturais. A monografia conclui que a universalização da internet, a inclusão digital e a informatização da educação são essenciais para uma educação eficaz na era da sociedade da informação. O trabalho enfatiza a importância da inclusão digital para romper barreiras geográficas e socioeconômicas, equipando os indivíduos para participar plenamente em uma sociedade cada vez mais digitalizada. Políticas públicas efetivas são vistas como cruciais para garantir oportunidades e benefícios igualitários proporcionados pela era digital, tornando a inclusão digital um alicerce essencial para uma educação integral e adaptada às exigências do século XXI.
Abstract: This study examines the intersection between globalization, information technology, and education, with a particular focus on the Brazilian context. It explores how globalization has shaped a new world order, emphasizing the centrality of information and knowledge as pillars of power and transformation, and how this impacts education. The commodification of knowledge and the emergence of the information society are discussed, along with the evolution of Informatics in Education (IE) and the adaptation of new educational profiles. The paper analyzes Brazil's telecommunications infrastructure and internet access, highlighting the ineffectiveness, insufficiency, and failures of public policies, exacerbated by the COVID-19 pandemic. The discussion extends to digital literacy, identifying contemporary challenges in Brazilian education and comparing them with approaches in the European Union. The work proposes the use of comparative law for adopting successful EU digital literacy strategies in Brazil, respecting its socio-economic and cultural specificities. The thesis concludes that the universalization of the internet, digital inclusion and informatization of education are essential for effective education in the information society era. It emphasizes the importance of digital inclusion in breaking geographic and socio-economic barriers, equipping individuals to fully participate in an increasingly digitalized society. Effective public policies are seen as crucial to ensure equal opportunities and benefits provided by the digital age, making digital inclusion a foundational element for comprehensive education adapted to the demands of the 21st century.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.