Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37362
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DianaQueirozLimaNazare_tcc.pdf357,06 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorNazaré, Diana Queiroz Lima-
dc.identifier.citationNAZARÉ, Diana Queiroz Lima. Contexto histórico do autismo: dos diferentes modelos explicativos ao movimento da neurodiversidade. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o contexto histórico do autismo: dos diferentes modelos explicativos à neurodiversidade. O objetivo é apresentar os diferentes modelos explicativos que configuram a história da deficiência e do autismo ao longo do tempo. Nosso estudo foi caracterizado por um exercício de revisão de literatura e, para tanto, foram utilizados referenciais nas áreas da Educação, Psicologia, Filosofia e Sociologia, os quais permitiram meios para compreender os caminhos teóricos que conceituam o autismo. Os resultados mostraram de certa forma a influência que cada modelo trouxe para a configuração de hoje dos conceitos de deficiência e autismo. O modelo religioso trouxe a ideia de salvação e expurgo da alma; o modelo médico do autismo de Kanner, a normatização e homogeneização dos sujeitos; os modelos social e assentado nos direitos humanos a compreensão da diversidade e diferença e o movimento da neurodiversidade, a quebra do estereótipo e ruptura, dando ênfase a defesa de uma condição humana, própria do sujeito que é singular em suas experiências, assim marcando os movimentos de luta, respeito, inclusão e direitos, assim como sua participação na sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismopt_BR
dc.subject.keywordNeurodiversidadept_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.titleContexto histórico do autismo : dos diferentes modelos explicativos ao movimento da neurodiversidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T12:00:27Z-
dc.date.available2024-01-24T12:00:27Z-
dc.date.submitted2023-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37362-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work focuses on the historical context of autism: from different explanatory models to neurodiversity. The objective is to present the different explanatory models that shape the history of disability and autism over time. Our study was characterized by a literature review exercise and, for this purpose, references in the areas of Education, Psychology, Philosophy and Sociology were used, which allowed means to understand the theoretical paths that conceptualize autism. The results showed in a way the influence that each model brought to today's configuration of the concepts of disability and autism. The religious model brought the idea of salvation and purging of the soul; Kanner's medical model of autism, the normalization and homogenization of subjects; the social models and based on human rights the understanding of diversity and difference and the neurodiversity movement, the breaking of stereotypes and rupture, emphasizing the defense of a human condition, typical of the subject who is unique in their experiences, thus marking the movements of struggle, respect, inclusion and rights, as well as their participation in society.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.