Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37365
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IzabelyCarvalhoLinharesSousa_tcc.pdf293,67 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorZardo, Sinara Pollom-
dc.contributor.authorSousa, Izabely Carvalho Linhares de-
dc.identifier.citationSOUSA, Izabely Carvalho Linhares de. A ação de ledores e transcritores na Universidade de Brasília: contribuições para a formação acadêmica. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender como a ação de ledores e transcritores da Universidade de Brasília contribuiu para a formação acadêmica de estudantes de graduação que participaram da ação. Os objetivos específicos são: a) conhecer como a ação foi instituída na Universidade de Brasília; b) identificar, na perspectiva dos participantes da ação, as contribuições da atuação como ledor e transcritor na formação acadêmica. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa que possibilita que o pesquisador se envolva na pesquisa e gere os dados por meio de uma ótica pessoal. Para a produção de dados foi feita a análise documental das principais Resoluções da Universidade de Brasília que tratam da inclusão e acessibilidade, anotações do diário de campo, como também entrevistas semiestruturadas com 4 participantes da ação, realizadas em julho de 2023. Como critério de escolha dos participantes, foi definido: a) ser estudante da Universidade de Brasília; b) ter atuado na ação de ledores e transcritores na primeira e/ou segunda edição. A interpretação dos dados das entrevistas teve como referência a análise categorial da autora Guerra (2014). Os resultados apresentados evidenciam que a ação de ledores e transcritores contribuiu de forma significativa na formação acadêmica dos participantes, uma vez que houve a apreensão de novos conhecimentos, técnicas e metodologias antes desconhecidas na rotina acadêmica. Além disso, observa-se o compromisso dos entrevistados na aquisição e no aprimoramento de novas práticas inclusivas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLeitor - interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - inclusãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleA ação de ledores e transcritores na Universidade de Brasília : contribuições para a formação acadêmicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T13:36:20Z-
dc.date.available2024-01-24T13:36:20Z-
dc.date.submitted2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37365-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to understand how the actions of readers and transcribers for people with disabilities at the University of Brasília contributed to the academic training of undergraduate students who participated in the action. The specific objectives are: a) to understand how the project was established at the University of Brasília; b) to identify, from the perspective of the participants, the contributions of acting as a reader and transcriber to their academic training. The methodology was based on a qualitative approach that allows the researcher to get involved in the research and generate data from a personal perspective. For data production, a documentary analysis was carried out of the main resolutions of the University of Brasília that deal with inclusion and accessibility, notes from the field diary, as well as semi-structured interviews with 4 of the participants were held in July 2023. As criteria for choosing participants, the following were defined: a) being a student at the University of Brasília; b) having acted in the action of readers and transcribers in the first and/or second edition. The data analysis follows the categorical analysis proposed by the author Guerra (2014). The data presented shows that the action of readers and transcribers contributes significantly to the academic training of the participants, since they learned new knowledge, techniques and methodologies previously unknown in their academic routines. Furthermore, the interviewed participants demonstrated a commitment to acquiring and improving new inclusive techniques.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.