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dc.contributor.advisorCosta, Ana Sheila Fernandes-
dc.contributor.authorFreire, Larissa Kenneth Martins-
dc.identifier.citationFREIRE, Larissa Kenneth Martins. A formação continuada de gestores escolares do Distrito Federal no período de 2012 a 2018: a avaliação dos gestores cursistas. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho dá continuidade à pesquisa intitulada “A formação continuada de gestores escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal” que contou com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Objetivou analisar as avaliações realizadas pelos gestores cursistas dos cursos em gestão escolar desenvolvidos pela EAPE/SEEDF no período de 2012 a 2018. O estudo se caracteriza como de análise bibliográfica e documental e se debruçou sobre as avaliações presentes nas propostas de cursos de formação continuada ofertadas pela EAPE/SEEDF a gestores de escolas públicas. Utilizou, ainda, os dados de questionários respondidos por 86 gestores das 14 CRE-DF que participaram dos cursos. De modo geral, pudemos verificar que o curso contribuiu para a construção de uma gestão democrática e foi considerado satisfatório pelos cursistas, pois atendeu, em grande medida, às suas necessidades de formação. Entretanto, indicaram como elementos a serem mais bem trabalhados nos cursos a avaliação educacional, gestão de pessoas, PDAF, PDDE e verbas públicas o que reflete a ênfase em uma gestão gerencial imposta pelas políticas educacionais nos últimos anos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestor escolar - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordGestor escolar - competênciaspt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar - Distrito Federalpt_BR
dc.titleA formação continuada de gestores escolares do Distrito Federal no período de 2012 a 2018 : a avaliação dos gestores cursistaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T14:23:04Z-
dc.date.available2024-01-24T14:23:04Z-
dc.date.submitted2023-07-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37366-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work continues the research entitled “The continued training of school managers of the public educational network of the Federal District” which has been funded by the Research Support Foundation of the federal district (FAP-DF). It aimed to analyze the evaluations carried out by the course managers of the courses in school management developed by EAPE/SEEDF in the period 2012 to 2018. The study is characterized as a bibliographic and documentary analysis and looked at the evaluations present in the proposals of continuing training courses offered by EAPE/SEEDF to managers of public schools. It also used data from questionnaires answered by 86 managers of the 14 CRE-DF that participated in the courses. In general, we were able to verify that the course contributed to the construction of a democratic management and was considered satisfactory by the students, as it met, to a large extent, their training needs. However, they indicated as elements to be best worked in the courses the educational assessment, people management, PDAF, PDDE and public funds which reflects the emphasis on a managerial management imposed by educational policies in recent years.pt_BR
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