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Título: O cinema de autor na obra Terra em Transe (1967) de Glauber Rocha
Autor(es): Ribeiro, Carolina Alves
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Cinema
Cinema brasileiro
Rocha, Glauber, 1939-1981
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 29-Jan-2024
Referência: RIBEIRO, Carolina Alves. O cinema de autor na obra Terra em Transe (1967) de Glauber Rocha. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo a análise fílmica de Terra em Transe, de 1967, dirigido por Glauber Rocha, sob a perspectiva da teoria politique des auteurs, desenvolvida por François Truffaut. Nessa perspectiva, busca-se compreender Glauber Rocha como agente criativo dotado de autonomia histórica, explorando seu processo de criação cinematográfica e destacando-o enquanto autor que expressa suas paixões, anseios e críticas em relação à sociedade brasileira por meio de suas produções cinematográficas. Ademais, procura-se evidenciar como as influências ideológicas advindas de movimentos como o neorrealismo italiano e da Nouvelle Vague, aliadas ao contexto político e à intervenção do Estado brasileiro na cultura, especificamente nos governos dos regimes de Getúlio Vargas (1937-1945) e na ditadura civil-militar (1964- 1985), se manifestam de forma significativa na obra de Glauber Rocha e no movimento do Cinema Novo.
Abstract: This monograph aims to analyze the 1967 film Terra em Transe, directed by Glauber Rocha, from the perspective of the theory "politique des auteurs", developed by François Truffaut. From this perspective, it seeks to understand Glauber Rocha as a creative agent endowed with historical autonomy, exploring his process of cinematographic creation and highlighting him as an author who expresses his passions, desires and criticisms of Brazilian society through his cinematographic productions. In addition, it seeks to show how the ideological influences coming from Italian neorealism and the Nouvelle Vague, combined with the political context and the intervention of the Brazilian state in culture, specifically in the governments of the Getúlio Vargas regimes (1937-1945) and the civil-military dictatorship (1964-1985), manifest themselves in a significant way in the work of Glauber Rocha and the Cinema Novo movement.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023.
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