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dc.contributor.advisorOliva, Anderson Ribeiro-
dc.contributor.authorPereira, Antonio Veras de Assis-
dc.identifier.citationPEREIRA, Antonio Veras de Assis. Modernidades negras na Pequena África: as Identidades afrodiaspóricas e a criação do samba nas primeiras décadas do século XX. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo busca acender o debate em torno da afrodiáspora e das construções e ressignificações culturais e identitárias negras no Brasil, através do nascimento do samba e da Pequena África no Rio de Janeiro, no início do século XX, sob lentes da crítica pós colonial. Apoiado em uma metodologia de revisão crítica da literatura sobre o tema e analisando diferentes estudos sobre o assunto produzidos por intelectuais contemporâneos, o artigo situa em um primeiro momento a importância de explorar a diáspora negra de forma mais panorâmica, pensada a partir de um Atlântico Negro. Entender sua complexa rede de trocas e relações que influenciaram diretamente na formação das culturas negras dos países do Atlântico é essencial. Em um segundo momento, apresenta-se o caso do samba carioca e da Pequena África como um perfeito exemplo da resistência negra frente ao modelo europeu, racista e elitista de sociedade proposto pela República. Destaca-se ainda o importante protagonismo de diferentes personagens negros que sintetizam a verdadeira participação ativa das minorias na História do Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDiáspora negrapt_BR
dc.subject.keywordSambapt_BR
dc.subject.keywordNegrospt_BR
dc.titleModernidades negras na Pequena África : as Identidades afrodiaspóricas e a criação do samba nas primeiras décadas do século XXpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T15:42:33Z-
dc.date.available2024-01-29T15:42:33Z-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37444-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article seeks to spark debate around Afrodiaspora and black cultural and identity constructions and resignifications in Brazil, through the birth of samba and Little Africa in Rio de Janeiro, at the beginning of the 20th century, through the lens of post-colonial criticism. Supported by a methodology of critical review of the literature on the subject and analyzing different studies on the subject produced by contemporary intellectuals, the article initially highlights the importance of exploring the black diaspora in a more panoramic way, thought from a Black Atlantic. Understanding its complex network of exchanges and relationships that directly influenced the formation of black cultures in Atlantic countries is essential. In a second moment, the case of Rio samba and Pequena África is presented as a perfect example of black resistance to the European, racist and elitist model of society proposed by the Republic. Also noteworthy is the important role played by different black characters who epitomize the true active participation of minorities in the History of Brazil.pt_BR
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