Título: | Literatura infantil, brincadeiras e a educação de crianças bem pequenas |
Autor(es): | Oliveira, Thaynara Andrade |
Orientador(es): | Coelho, Cristina Massot Madeira |
Assunto: | Literatura Educação infantil Ludicidade Contação de histórias Recursos didáticos |
Data de apresentação: | 2023 |
Data de publicação: | 30-Jan-2024 |
Referência: | OLIVEIRA, Thaynara Andrade. Literatura infantil, brincadeiras e a educação de crianças bem pequenas. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como a literatura infantil tem sido
utilizada em um espaço educacional particular do trabalho com as crianças bem pequenas (1
ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), no Distrito Federal, e como objetivos específicos descrever
como os professores utilizam o recurso da contação de histórias com as crianças bem pequenas;
identificar as formas de expressão das crianças bem pequenas, através de contos e recontos,
desenhos, encenações ou outras formas, decorrentes da utilização da Literatura Infantil;
investigar o impacto da literatura infantil como recurso pedagógico para o desenvolvimento do
repertório cultural das crianças; perceber como as crianças se apropriam das histórias contadas.
A metodologia utilizada na pesquisa para responder à problemática e atingir os objetivos
propostos foi de abordagem qualitativa e a observação foi um dos instrumentos utilizados na
pesquisa. Para isso, se faz necessário conhecer aspectos da origem da Literatura Infantil e as
múltiplas formas de utilizá-la, no contexto educacional. Considera-se que a leitura por prazer é
um importante momento para a criação do hábito de leitura, sem que haja a necessidade de
avaliações das crianças no momento de contações de histórias e os momentos de roda. Os
aspectos legais, que sustentam a Educação Infantil em nosso país, são importantes para
apresentar como está organizada, mostrando os principais documentos que norteiam essa etapa
de ensino, trazendo eixos estruturantes e campos de experiências que citam como deve ser a
utilização da literatura nessa etapa do ensino-aprendizagem. No último capítulo relaciona-se as
formas de expressão da criança com as brincadeiras e a literatura, pois a brincadeira constitui
uma forma muito importante da criança se expressar. Os resultados mostram como a Literatura
Infantil é fundamental para essa etapa em que as crianças bem pequenas estão inseridas,
promovendo momentos de interação, contação de histórias pelos pequenos, contato com a
escrita de maneira espontânea e a leitura de imagens. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.