Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37556
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AlexandreCavaignacRibeiroBorges_tcc.pdf591,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento dos programas de prevenção ao uso de drogas no Distrito Federal
Autor(es): Borges, Alexandre Cavaignac Ribeiro
Orientador(es): Negri, Camilo
Assunto: Políticas públicas
Adolescentes - drogas
Drogas - políticas públicas
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 5-Dez-2023
Data de publicação: 5-Fev-2024
Referência: BORGES, Alexandre Cavaignac Ribeiro. Mapeamento dos programas de prevenção ao uso de drogas no Distrito Federal. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os crescentes números relacionados a utilização de drogas entre adolescentes no Distrito Federal refletem uma tendência global da problemática das drogas. Com isso, fica evidente a necessidade de se debater acerca do tema e destacar quais são os programas preventivos que visam proteger a saúde e o futuro desses jovens. Nesse sentido, a prevenção deve ser vista como uma das principais estratégias dentro das políticas públicas de erradicação ao uso das drogas, isto porque, como será visto ao longo do trabalho, além de ser o eixo com o melhor custo-benefício, também é efetivo a longo prazo. Por outro lado, não basta somente construir ou importar políticas públicas que o problema estará resolvido, isto porque, visando os melhores resultados e maior abrangência dos programas, estes devem ser bem formulados, levando em consideração a realidade do ambiente em que será implementado. Dessa forma, a promoção de pesquisas e de estudos sobre os resultados de programas já existentes, assim como do ambiente, deveria ser considerada uma urgência governamental, uma vez que a escassez de dados pode culminar em políticas menos adaptadas e mais suscetíveis a erros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.